Seminário "Envelhecer no Lugar"

Decorreu durante o dia 19 de Outubro no auditório do Paço da Cultura da Guarda, o SEMINÁRIO "ENVELHECER NO LUGAR", numa organização do Centro de Estudos Ibéricos.

A sessão de abertura foi presidida pelos vereadores Vítor Amaral e Lucília Monteiro da CMG, pela dra. Alexandra Isidro do CEI e ainda pelo Prof. Doutor Manuel Santos Rosa da Universidade de Coimbra, que proferiram breves palavras de boas vindas e apresentação dos temas e seus oradores.

Durante a manhã foram palestrantes o Doutor António Godinho da Fonseca que expôs o tema "Boas Práticas de Ageing in Place na Beira Interior- Divulgar e Valorizar" e ainda o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo com o tema "Envelhecimento: Uma conquista que também é um desafio".

Após o período da hora do almoço, foram apresentados CASOS PRÁTICOS E EXPERIÊNCIAS LOCAIS:

- Teleassistência a Pessoas Vulneráveis pelo Coronel Cunha Rasteiro da Guarda Nacional Republicana.
  - INCOGNUS - "Inclusão, Cognição, Saúde" pela psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, dra. Patrícia Cesário.
  - BricoSolidário pela dra. Tânia Alves da Câmara Municipal do Sabugal.
  - Saúde Sobre Rodas pela dra. Andreia Almeida da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.
  - Siga o Falcão pela dra. Isabel Baptista da Câmara Municipal de Pinhel.
  - Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social - Mutualista Covilhanense com a apresentação da dra. Isabel Fazendeiro.
  - Gmove+ apresentado pela Profª. Carolina Vila-Chã da Guarda

A finalizar, uma breve mesa redonda onde o público presente pôde expor as suas experiências e questões, tendo como moderador o Prof. Doutor Manuel Santos Rosa.

19-10-2018