Assinatura de Protocolos com Clínicas Veterinárias e Apresentação de Projectos

No passado dia 22 de outubro foi realizada a assinatura dos Protocolos de Colaboração com as Clínicas Médicas Veterinárias para a realização de Esterilização de Canídeos e Gatídeos.

Foi também apresentado o projeto de ampliação das instalações do Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais. Este aumento prende-se com a necessidade de obter melhores condições para alojar os animais e vai ao encontro da lei em vigor, que proíbe o seu abate.
José Manuel Nunes, veterinário municipal, explicou durante a sessão que atualmente têm lotação para alojar 30 cães e 15 gatos; após a ampliação, prevê-se dobrar essa a capacidade.

O investimento contempla ainda a criação de uma sala educativa para receber crianças e idosos que visitem o equipamento e uma área de recreio coletivo onde os animais poderão ser soltos.
A taxa de adoção já rondou os 70%, neste momento tem sido menor.

Foi também apresentada a campanha de sensibilização “Passeie o seu cão, mas não deixe nada no chão” que tem como objetivos, entre outros, tornar os espaços públicos mais limpos e saudáveis.
Está ainda prevista a instalação de painéis informativos nos espaços verdes da cidade, a realização de ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino básico e a criação de parques de recreio para animais.

A Junta não podia deixar de estar presente e espera o maior sucesso para esta Campanha, no sentido de que ela corresponda ao anseio de todos os que procuram os espaços públicos de lazer, na Freguesia.

User-added image

25-10-2018