Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Guarda Sem Desperdício"

"Guarda Sem Desperdício"

Como referimos na apresentação do "Guarda Sem Desperdício", um dos dois grandes objectivos do projecto é "combater o desperdício alimentar".
Para o alcançar estão previstas diversas ações de sensibilização para o desperdício zero na cozinha.

O primeiro destes workshops teve lugar no passado dia 29 de outubro, no Forno Comunitário da Freguesia da Guarda, na Sequeira.
Foi dinamizado por Inês Garcia da CIrcular Economy - Portugal, quem, no dia seguinte preparou um grupo de alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo Instituto Politécnico da Guarda, no sentido de futuramente serem eles a realizar este tipo de formação.

Nesta primeira iniciativa já contámos com um dos referidos alunos, para além de representantes de Entidades e Comunicação Social, convidados.
A grande mensagem transmitida foi a do aproveitamento global dos alimentos, não apenas para reduzir o desperdício mas, principalmente para enriquecer a alimentação em termos nutricionais.
E, a troca de conhecimentos/sugestões foi imediata, associando-se a preparação do jantar à degustação do "chá das 5"!...

Assim, para além do aproveitamento das cascas/desperdícios dos alimentos usados (da casca da romã, à da cebola, passando pelo gengibre) para fazer chá, a sopa de cherovia foi aromatizada com as cascas desse legume, bem como pevides de abóbora, assadas; a abóbora acompanhou croquetes de "restos" de feijão cozido e arroz; e terminamos com uma deliciosa sobremesa de frutos da época: dióspiros e romãs.

Mas o convívio e a troca de ideias gerados foram o mais saboroso, aquecendo um final de tarde com frio de Inverno!
E, ficou a vontade de continuar a partilhar estratégias, para uma Guarda Sem Desperdício...

Ficaram também sugestões para concretizar os princípios preconizados pela Economia Circular: o avental, usado e oferecido aos participantes, foi realizado com desperdícios e/ou tecidos usados (muitos cedidos pela Sarah Trading), que assim ganharam nova "vida"/utilidade, evitando o "lixo"; e, também os utensílios de cozinha não foram de "usar e deitar fora"...
Na realidade, já no âmbito deste projecto, a Freguesia começou a eliminar o uso de plásticos não reutilizáveis (substituindo copos de café, de água, pratos, talheres...), antecipando-se à lei recentemente aprovada, que proíbe o plástico descartável na administração pública!

 

Vídeo

Galeria de fotos

29-10-2018

Comentários