Primeira Grande Guerra

Núcleo da Liga dos Combatentes da Guarda evocou o final da I Grande Guerra Mundial (1918-2018).

A Junta de Freguesia parabeniza o núcleo da Liga dos Combatentes da Guarda que tem vindo a protagonizar a organização de várias iniciativas que elevam e registam com uma maior dignidade a sua presença na comunidade guardense e enaltecem a sua missão.

Assim e durante a semana transata procederam à inauguração de uma exposição fotográfica nas salas contiguas ao grande auditório do TMG, na quinta-feira dia 08 de novembro, com a presença do Vice Presidente da Câmara Municipal da Guarda, dos responsáveis diretivos do Núcleo da Guarda e ainda alguns cidadãos que se associaram à importante iniciativa.

A exposição fotográfica fica patente até ao final do mês e compreende uma coleção de fotografias a preto e branco e outras coloridas que pretende mostrar a presença do contingente militar português na frente do primeiro conflito bélico de cariz mundial.
A nossa presença foi materializada pelo designado Corpo Expedicionário Português que combateu na Flandres e envolveu cerca de 40 mil soldados entre oficiais e praças.

O conjunto de fotografias “A Grande Guerra – A outra Cor” mostra referências à dinâmica do quotidiano das tropas portuguesas na frente de combate. Depois no domingo dia 11 de novembro, a Direção da Liga na Guarda fez também questão de celebrar o século da assinatura do tratado de paz que marca o fim das hostilidades. Foi nesta data que há um século se deu o armistício.

Um dia marcado pela forte chuva, também o dia de São Martinho, e no Jardim José de Lemos foi depositada uma coroa de flores no monumento aos combatentes da I Grande Guerra, entoado o Hino Nacional e realizada uma cerimónia de respeito pelos que tombaram, com um minuto de silêncio. Antes desta cerimónia foi hasteada a Bandeira Nacional e a da Liga dos Combatentes na sede do núcleo da Guarda.

Saúda-se pois o importante intuito presente nestas duas iniciativas bem como outras atividade que vão decorrer oportunamente e que pretendem evidenciar e recordar um tempo muito difícil para a humanidade mas também e principalmente a oportunidade à paz.

11-11-2018