Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Fórum de Informação Geoespacial

Fórum de Informação Geoespacial

A 2ª Edição do Fórum de Informação Geoespacial (FIGeo 2018) decorreu no dia 21 de novembro, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (ESTG do IPG).

Inserido nas Comemorações dos 25 Anos do Curso de Engenharia Topográfica, no IPG e em Portugal, foi organizado pela Área Disciplinar de Ciências Geográficas da ESTG, sob o tema “A Informação Geoespacial ao serviço da sociedade”, com o objetivo de oferecer um espaço de debate, partilha de experiências e de conhecimento no domínio da Informação Geoespacial (IG)

Assim, após a Sessão de Abertura, com a presença dos representantes do IPG, da ESTG e do Curso/comissão organizadora do FIGeo, o programa dividiu-se em 4 paineis:
- O Painel I, dedicado ao tema "Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite" (GNSS) iniciou com o "pai do satélite português", Fernando Carvalho Rodrigues, que falou da "Rede de Satélites, o passado, presente e futuro", contando como no final da década de 80 do século passado se iniciou a cartografia por satélite no país.
- No Painel II falou-se de "Smart Cities", sendo apresentado por um Professor do IPG, Filipe Caetano, um "Sistema de rega inteligente para jardins urbanos", para além da apresentação "O que podemos esperar de uma smart city", por Sandro Batista da Focus BC.
- No Painel III foram apresentados temas de "Planeamento e ordenamento do Território", nomeadamente "Ferramentas de apoio à decisão, os SIG na Câmara Municipal da Guarda", apresentadas pelo vereador Sérgio Costa.
- No Painel IV dedicado à "Fotogrametria e deteção Remota" apresentaram-se técnicas atuais de aquisição e processamento de IG, como por exemplo, os VANT’s (Veículos Aéreos Não-Tripulados) ou os Sistemas de Varrimento a Laser.

A Junta de Freguesia da Guarda dá os parabéns ao único Curso de Engenharia Topográfica existente no país, bem como à organização do FIGeo, realçando a importância da IG na nossa sociedade.


 

21-11-2018

Comentários