Um fim-de-semana com a Freguesia da Guarda

Sábado e domingo, dias 24 e 25 de novembro, foram dois dias de grande envolvimento dos membros e funcionários da Junta de Freguesia.

Não foi, nem vai ser, o último fim-de-semana em que por iniciativa própria ou correspondendo à amizade e ao gosto das entidades associativas acedemos com a nossa presença aos convites que nos são dirigidos.

Condensamos no título e agora no texto a informação relativa a eventos em que este fim-de-semana a Junta de Freguesia com os seus membros estiveram presentes.

Sob a nossa iniciativa, no sábado e domingo, realizámos a recolha de alimentos no supermercado Intermarché.
Registamos desde já a boa colaboração dos escuteiros sediados na Guarda-Gare que estiveram em força na tarde de sábado.
A nossa gratidão à família Barata.
Mas sábado de manhã e domingo durante a manhã e tarde foram os eleitos, colaboradores e voluntários da Freguesia a garantir a permanência naquela unidade comercial a quem agradecemos a disponibilidade evidenciada.
Registamos na presente informação os nomes daqueles que, com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, garantiram a operação de recolha de alimentos no fim-de-semana: Frederico Quinaz, eleito para a Assembleia de Freguesia, Marta Rodrigues, jovem voluntária, Helena Cristina e Anabela Miguel, colaboradoras da Freguesia.
A todos os cidadãos que puderam e quiseram contribuir fica o nosso penhorado agradecimento e a certeza de que todos os produtos angariados serão distribuídos a agregados familiares que efetivamente têm essa necessidade.

Na tarde de sábado participámos na reunião do Paço da Cultura, conforme relatamos na própria notícia.

Mas no dia de domingo, antevéspera do feriado da cidade, podemos marcar presença em várias atividades, algumas fazendo já parte do programa da Câmara Municipal da Guarda (CMG) para comemorar o 819º Aniversário da Guarda e/ou protagonizadas pelas entidades associativas da Freguesia.

Pela manhã, uma equipa de serviço externo da Freguesia, o Carlos, o João, o Zé Manuel, acompanharam a prova  “Invernal BTT” organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda e a CMG.
Foram mais de três centenas de participantes de vários pontos do país que percorreram muitos quilómetros na área urbana e rural da nossa Freguesia mas também em outras Freguesias que fazem “fronteira” com a Guarda. E vão já quinze edições desta prova.

Durante a manhã decorreu na Guarda-Gare o Grande Prémio de Atletismo da Guarda com a organização da Associação de Atletismo da Guarda e a CMG.
Estiveram também várias dezenas de participantes que nas suas categorias percorreram os quilómetros necessários para procurarem desafiar, prova a prova, as marcas anteriormente superadas. Para além dos atletas jovens e menos jovens estiveram igualmente a presenciar as movimentações e as “corridas” muitos populares, que bem aproveitaram a aberta meteorológica da manhã de domingo.

No decurso da tarde correspondemos com satisfação ao convite da Paróquia de São Miguel e participámos no convívio/magusto da catequese da paróquia que conta com mais de seis centenas de inscritos e, claro, muitas catequistas.
Deixamos uma palavra de agradecimento pelo convite e uma outra palavra de estímulo para que continuem esta bonita tarefa capitaneada pelo pároco Henrique.

Este foi pois o relato possível de mais um fim-de-semana em que como pode ser verificado temos muitos dirigentes associativos que potenciam as suas associações e  valorizam a oferta  da cidade a quem nos visita e a quem cá vive.

26-11-2018