Revista "Praça Velha"

No dia 26 de novembro, o nº 38 da revista "Praça Velha" foi apresentado no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda.

A tarefa esteve a cargo do Vereador da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Amaral, que começou por agradecer a presença de todos os que encheram a sala, bem como dos que o acompanharam na mesa: Srª Presidente da Assembleia Municipal, Presidente da Direção do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes e Historiador Pedro Esgalhado que, após o lançamento da revista, falou sobre a Primeira Grande Guerra...

Com efeito, é esse o tema de toda a Primeira Parte da revista, celebrando os cem anos do armistício, assinalados no presente mês.
Também o Portfólio se encontra preenchido com fotos alusivas aos militares da Guarda na época, assim como a Grande Entrevista foi realizada ao Tenente-Coronel João Ferreira, abordando assuntos relacionados com o Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes, que preside, bem como sobre a Primeira Grande Guerra.
A Segunda Parte de revista é dedicada ao Património e História, assunto bem a propósito da véspera do 819º Aniversário da Guarda, cujo Programa de Comemorações integrou.
O Vereador da Cultura referiu ainda as recensões existentes na revista e agradeceu os diversos contributos, nomeadamente os do seu Conselho Editorial.

Após a apresentação da revista, teve lugar a Palestra que explicou a posição de Portugal na Guerra de 1914-18, os seus antecedentes, decurso e consequências.

A Junta esteve presente, considerando de grande importância esta Publicação dedicada à memória e cultura da Guarda.

27-11-2018