Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Primeira Conferência de Educação

Primeira Conferência de Educação

Primeira Conferência de Educação decorreu no dia 29 de novembro, ao final da tarde, no Auditório da Freguesia no edifício da sua sede Deliberativa, na Guarda-Gare.

A iniciativa surgiu na sequência da parceria que a Junta de Freguesia da Guarda tem com o Gabinete "5 Sentidos", Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional, no sentido deste dinamizar a aplicação do Programa "Estou atento assim aprendo melhor", nos 1º e 2º anos das Escolas do 1º Ciclo da cidade, pertencentes aos seus dois Agrupamentos.

O Programa encontra-se no terceiro ano letivo de aplicação e a avaliação final, sempre realizada em cada ano, para além da continuidade, tem sugerido outras intervenções com os agentes educativos, particularmente com o objetivo de os auxiliar na sua grande e exigente tarefa...

Assim, nesta primeira conferência, já que se pretende realizar uma por período letivo, com temas a divulgar oportunamente e também de forma completamente gratuita e aberta à comunidade em geral, debateram-se Estratégias Práticas para Lidar com o Comportamento Desafiante em Contexto Escolar e Familiar!

Com efeito, os problemas de comportamento são cada vez mais frequentes, sendo uma das principais preocupações dos pais e professores: como bem o demonstraram os inscritos (mais de meia centena), ao permanecerem na conferência/debate sobre o assunto até cerca das 21h!

Foram identificadas estratégias que permitem distinguir os diferentes tipos de birras e o comportamento normal do comportamento patológico, o qual deve de facto ser alvo de preocupação e intervenção.
Contudo, também perante as "birras" normais no desenvolvimento infantil se debateu como o adulto deve lidar da melhor forma, quer para acalmar a necessidade da criança, quer para não se deixar manipular, quando esse é o intuito do comportamento desafiante!

Houve ainda lugar para o esclarecimento de dúvidas concretas sobre as vivências de cada pai ou educador presente...

Consideramos que esta 1ª Conferencia foi um sucesso não só pelo agradável número de inscritos, mas sobretudo pela sua ativa participação e positivo feedback!

Desta forma, o "5 Sentidos" e a Junta de Freguesia da Guarda estão já a organizar a 2ª Conferência da Educação, que se prevê ser realizada entre Fevereiro e Março de 2019, perspectivando-se um carácter ainda mais prático, no sentido de responder directamente às questões que os pais e educadores presentes gostariam de ver respondidas!

Pretende-se uma proximidade com os pais e educadores cada vez maior e uma resposta cada vez mais eficaz às suas necessidades!



 

Galeria de fotos

30-11-2018

Comentários