A Guarda comemorou o 819º Aniversário

A Guarda comemorou o seu aniversário e o seu já longo percurso de existência como cidade, pela outorga do foral em 1199 pela mão do rei Povoador D. Sancho I.

E no dia 27 de novembro de 2018 cumprimos o octogésimo décimo nono aniversário; e, com um tempo meteorológico sadio o programa começou cedo, pelas 10h30 com a chegada do convidado principal, Dr. Eduardo Cabrita, que ocupa no governo da República o cargo de Ministro da Administração Interna.

Içou-se a bandeira ao som das Bandas dos Bombeiros, escutou-se o Hino Nacional e de seguida a sessão solene com os discursos da Srª Presidente da Assembleia Municipal, Drª Cidália Valbom, do Presidente da Câmara Municipal Dr. Álvaro Amaro, e a fechar o do Sr. Ministro.

Foram depois homenageados 5 distintos cidadãos do nosso concelho que destacamos e associamo-nos aos motivos que conduziram ao merecimento do galardão concedido: Sr. José Ferreira pela sua ação empresarial, Srª Rosa Antunes pelo seu apego à cultura popular no Centro Cultural da Guarda, Sr. David Rodrigues pelo seu empenho e resultados na prática do BTT, Dr. António José Dias de Almeida, presença incontornável na cultura literária da nossa cidade e a título póstumo o Sr. Padre Eugénio da Cunha Sério.

Inaugurou-se depois uma importante obra para o concelho e principalmente para a Freguesia de Famalicão: o quartel dos Bombeiros Voluntários daquela Freguesia.

O dia continuou com várias iniciativas bastante valorizadoras da nossa vivência enquanto cidade. Foram ações artísticas-culturais, arranjos paisagísticos e o início da noite trouxe-nos a magia da iluminação de Natal: fomos brindados com a ligação da iluminação natalícia pelo centro da cidade e ainda com um espetáculo, no qual os "Anjos da Guarda" desceram das alturas para aterrarem junto à Igreja da Misericórdia!

Registamos ainda com muito agrado a assinatura do protocolo que conduzirá ao aparecimento de uma orquestra filarmónica a partir da nossa cidade com músicos formados nas escolas da cidade.

Mas o programa começou logo no fim-de-semana anterior, incluindo também atividades desportivas promovidas pelos clubes e associações de modalidade. O basquetebol, o atletismo e por último deixamos aqui uma palavra muito especial de parabéns para o NDS que realizou um sarau de patinagem apresentando os jovens que estão pelo primeiro ano a aprender a patinar… Para além da moldura humana que enchia as bancadas foi um sarau que contou ainda com a presença de um clube de patinagem da cidade da Covilhã que muito valorizou o espectáculo e as habilidades artísticas bem mostradas e melhor praticadas por todos os jovens patinadores.

O dia da cidade cumpriu-se depois na grande sala de espectáculos do TMG com a atuação da cantora Aurea que animou muito bem o final das comemorações dos 819 anos da Cidade.

28-11-2018