Mais um Capítulo da Confraria Ovelhã

No passado dia 9 de dezembro e durante todo o dia de domingo a Confraria Ovelhã trouxe à Guarda representantes de várias confrarias espalhadas pelo país, que deram e contribuíram para um colorido diferente na nossa cidade.

Estiveram mais de vinte confrarias no Capítulo - encontro de confrarias - desta vez organizado pela confraria da nossa cidade que tem cinco anos de existência legal e várias iniciativas já organizadas em defesa da ovelha.

A atividade iniciou-se com um pequeno-almoço entre outros com os próprios produtos de cada confraria, seguiu-se depois uma sessão no Paço da Cultura onde foi explicado o percurso da Confraria Ovelhã, apresentado um estudo elaborado pelo professor António Soares que referiu as suas vivências de meninice e da importância na transumância na sobrevivência dos rebanhos das nossas terras. Também o Eng.º Rui Chaves explanou as diferenças entre as diversas raças do gado ovino.

Após esta sessão na qual ainda usou da palavra o vereador da Cultura da Câmara Municipal Dr. Vitor Amaral foi ainda entronizada como confreira, a Dr.ª Cecília Amaro, assessora do presidente da Câmara Municipal que passa agora a fazer parte da confraria da Ovelhã.
A Junta de Freguesia da Guarda recebeu também uma oferta que simbolizou um obrigado pela colaboração que temos vindo a prestar ao longo destes anos.

Depois desta importante sessão onde estiveram reunidos todos os confrades, num número acima de uma centena, decorreu o almoço-convívio no café-concerto do TMG, com a ementa baseada na carne de borrego.

Agradecemos a simpatia com que fomos obsequiados e deixamos o nosso testemunho do esforço que é realizado por todos os membros da Confraria Ovelhã, que potenciam um produto dos nossos campos e promovem a nossa região; pois que, as confrarias são excelentes organizações de base associativa mas que podem prestar um grande contributo às culturas e gastronomias localizadas.

09-12-2018