Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Conferências da Guarda

Conferências da Guarda

Na sala Almeida Santos, no Município da Guarda, decorreu a nona das Conferências da Guarda, no  dia 21 de Novembro.

 O tema genérico desta nona Conferência foi a “Mobilidade Urbana Sustentável”.

O programa contemplou três painéis temáticos a saber: dos territórios sociais da mobilidade do desenho dos modos suaves, uma análise sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e ainda, Guarda para todos, acessibilidade do Parque Urbano do Rio Diz.

Foram vários os palestrantes que apresentaram os resultados do estudo que foi realizado ao trânsito, estacionamento e vias rodoviárias a melhorar e a construir de novo, com especial enfoque para pedovia que vai ser construída ao longo de todo o percurso da VICEG com acesso aos bairros e depois ao Parque Industrial e ao Parque Urbano do Rio-Diz.

Todos os intervenientes reforçaram a importância da melhoria das acessibilidades à cidade e dentro da própria cidade, bem como a intervenção em todos os elementos urbanos de modo a tornar a cidade muito mais amiga das pessoas, com enfoque nos passeios, nas passadeiras, nas barreiras arquitetónicas, na iluminação e outras caraterísticas que reforcem a qualificação da presença humana no meio urbano.

Esteve presente no início da sessão o Exm Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Dr. José Gomes Mendes, que enfatizou a aposta do Governo, em apoiar e desenvolver uma politica de cidade amiga das pessoas, que potencie a sua mobilidade, reforce a mobilidade elétrica, que planeie mais o seu futuro, que as alterações climáticas estejam presentes neste esforço, etc.

Ficámos a conhecer as principais intervenções físicas projetadas para a nossa cidade, mormente a variante da Sequeira, variante dos F’s, alteração na Guarda Gare e a preocupação física que vai haver na melhoria dos atravessamentos dos peões e na oferta do estacionamento na cidade.


 

Galeria de fotos

21-11-2018

Comentários