"Noite Saudável" das Cidades do Centro

No átrio do TMG, numa sala improvisada, decorreu no dia 22 de novembro a apresentação pública do projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”.

Trata-se de um projeto interdisciplinar com sede em Coimbra no Centro Hospitalar mas com intervenção de técnicos de vários serviços/entidades e várias formações académicas.

Genericamente esta proposta de trabalho em rede visa a prevenção de comportamentos desviantes protagonizadas pelos jovens e não jovens no horário noturno nas cidades da zona centro ou pelo menos nas 21 cidades que já aderiram.

Para o fazer concretiza vários programas de ações junto dos próprios estabelecimentos de diversão noturna, na capacitação dos “média” na informação aos jovens, na formação de monitores e outros jovens para auxiliar no contacto junto aqueles que frequentam mais ou menos casualmente a vida noturna, a questão da sinistralidade automóvel, a criação de roteiros da noite que potenciem também a vinda dos pais para os lugares da noite.

Com agrado verificámos que os técnicos a apresentarem o projeto reforçaram e enalteceram o trabalho do NDS no âmbito do programa Escolhas – Tu Decides e PIT Stop.

A Guarda vai ser também uma cidade aderente a esta proposta de trabalho em rede e é com muito agrado que a Freguesia anuncia também a sua disponibilidade para acompanhar todas as iniciativas conexas à operacionalização do programa na Guarda e agradece aos promotores de tão importante projeto terem vindo à Guarda a convite da Câmara Municipal e naturalmente terem convidado a Freguesia da Guarda a marcar presença.

22-11-2018