Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

FNA - Núcleo da Guarda

FNA - Núcleo da Guarda

O Núcleo da Guarda da Fraternidade Nuno Álvares (FNA), Associação de Escuteiros Adultos, comemorou o seu 2º Aniversário no domingo dia 10 de março.

As cerimónias iniciaram-se com uma Celebração Eucarística, na Capela do CFAD, durante a qual foram investidos dois fraternos, antigos dirigentes do Corpo Nacional de Escutas da Guarda.
A liturgia foi acompanhada por um coro de estudantes são-tomenses, muitos ex-escuteiros, que interpretou as músicas com grande alegria e expressividade.

A Festa continuou no CFAD, no seu Auditório, com uma reflexão baseada no tema anual escolhido pela FNA para 2019: “A FAMÍLIA - Todos abraçando o MUNDO"; no âmbito do qual, o Núcleo da Guarda sugeriu "À conversa... a Família - Igreja, Sociedade, Casa".
E, a conversa começou precisamente por um dos princípios do Escuteiro: "o dever do escuta começa em casa"; acrescentando-se que "a casa é lar da família natural, é também a casa das nossas relações sociais e é a casa comum, o Mundo".
Também a partir da Encíclica do Papa Francisco Laudato Si, se discutiu como somos "convidados a cuidar da Criação", qualquer que seja o lugar ocupado.

Nesse sentido, verificou-se a importância do envolvimento de todos na defesa do ambiente, tendo a Junta de Freguesia, que aceitou com muito agrado o convite para estar presente, partilhado os objetivos do seu projeto "Guarda Sem Desperdício"...
Que, inserindo-se no âmbito da Economia Circular, pretende reduzir o desperdício alimentar e promover a compostagem, através de ações de sensibilização da comunidade.
Contando também com o espírito de serviço escuteiro, "Sempre Alerta", para colaborar nesta tarefa de preservar a casa de todos nós: o Mundo!

O debate prolongou-se, ficando a vontade/necessidade de voltar a um tema tão premente...
Mas, o almoço aguardava e a manhã terminou tarde, em convívio fraterno, revivendo boas aprendizagens proporcionadas pela "mãe natureza".


 

Galeria de fotos

11-03-2019

Comentários