Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Piquenique sem Desperdício"

"Piquenique sem Desperdício"

No domingo, dia 24 de março, realizou-se um convívio entre os diversos participantes da Freguesia da Guarda, no Carnaval - Desfile e Julgamento do Galo / 2019.
E, o mote "Guarda Sem Desperdício" (GSD) não orientou apenas toda a preparação e participação da Freguesia, como também ajudou a escolher a forma de voltar a reunir todos: um "piquenique sem desperdício".

Após as 11h30 os terrenos da Freguesia situados no Noéme de Baixo, foram-se enchendo de crianças, jovens e adultos, recebidos com a aromática fragrância deixada no ar pelo funcionamento do biotriturador...
Foi então possível observar em ação este equipamento adquirido pela Freguesia no âmbito do projecto GSD e que tritura os "verdes" que a Freguesia recolhe, quer nas limpezas realizadas em espaços públicos, quer de particulares que assim o solicitam.
O material resultante da trituração é usado nas árvores plantadas nestes terrenos, num pequeno pomar da Freguesia junto à Escola Carolina Beatriz Ângelo e nas próprias Hortas Comunitárias.
Também nesta manhã foi possível utilizar o composto produzido na plantação de mais árvores de fruto, "amadrinhadas" pelas participantes/convivas presentes, bem como na sementeira de Carvalhos.
E, os terrenos que a Junta encontrou cheios de toda a espécie de desperdício, que tem vindo a limpar e regularizar, ficaram mais ricos com a plantação de mais árvores.

Já era grande a fome e sede para o almoço, acompanhado de sumos naturais e águas aromatizadas, que a todos deliciaram e surpreenderam: abrindo o apetite à participação nas ações de "cozinha sem desperdício"!
Também no sentido de reduzir a utilização de plástico, foram todos alertados para o uso de louças e copos de vidro... E, não houve um "caco"!

Simbolicamente e de modo a agradecer a grande entrega de todos os participantes, pelo seu ​​​muito trabalho, empenho e boa disposição, foi oferecida uma caixa, feita de papel-desperdício (jornais e revistas), com sementes "contra o desperdício", bem como um desdobrável explicando o projecto e sensibilizando para as ações de formação respetivas...
E, sendo também "apresentados" os compostores, foram muitos os que logo demonstraram o interesse na inscrição/recepção de um kit de compostagem doméstica.

Terminado o piquenique, e enquanto uns arrumavam/acondicionavam louças, outros, e por sugestão própria, limparam o terreno do desperdício que, ainda diariamente aí é depositado!

Obrigado por partilharem connosco este objectivo de combater o desperdício, particularmente na nossa Freguesia da Guarda!

 

Vídeo

Galeria de fotos

25-03-2019

Comentários