Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de abril, foi assinalado na Sede da Freguesia, correspondendo positivamente à proposta da Hereditas.
Esta Associação, que se dedica ao estudo, promoção e defesa do património local, apresentou uma pequena investigação realizada sobre "A cidade e o campo - transformações e resiliências do espaço rural na Freguesia da Guarda".

Não foram muitos os que disponibilizaram o seu fim da tarde para ver/ouvir falar sobre o desenvolvimento da cidade, com a ocupação das quintas que outrora envolviam o pequeno espaço urbano!...
No entanto, o interesse manifestado foi grande e todos quiseram saber mais sobre o que existia nos agora Bairros Urbanos; particularmente, nos que surgiram na encosta que liga o Centro da cidade à Guarda-gare, zona de maior crescimento urbano no século XX, muito devido ao aparecimento da Estação de Caminho de Ferro.

Também a evolução do número/extensão das Freguesias da Guarda, então associadas às Paróquias, foi mote de conversa... A qual ficou de se continuar noutra ocasião, visto tratar-se de um assunto a exigir mais tempo/atenção dos estudiosos, para que os fregueses possam conhecer a história do local onde residem.

Obrigado à Hereditas pelo trabalho apresentado e a todos os presentes pela participação entusiasmada.

20-04-2019