Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Ciclo "Conversas de Café"

Ciclo "Conversas de Café"

O Ciclo “Conversas de Café” teve como objetivo debater temas relacionados com a cultura, acontecendo no âmbito da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.
Encerrou no dia 26 de abril, com a conversa sob o tema “A Diáspora: patrimónios da emigração na região da Guarda”, no Café Concerto do TMG.

O Presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, iniciou a conversa, agradecendo a presença de todos e passou a palavra ao coordenador da comissão executiva da candidatura, José Amaral Lopes.
Apresentados os convidados, Andredina Gomes Cardoso e João Heitor, ambos referiram a sua experiência migrante e a riqueza cultural que ela trouxe.
No primeiro caso, a Cabo-verdiana, ligada a Associações Cabo-verdianas da zona de Lisboa e com experiência relevante no contexto das Comunidades Portuguesas na Europa, imigrou para Portugal com 3 anos, acompanhada pela família.
Contou como isso a faz sentir Portuguesa, sem deixar de sentir que as suas origens estão em Cabo Verde.
Salientou então a importância da "Indústria da Cultura" no seu país, que não tem outras riquezas; mas, é conhecido em todo o mundo pela "morna".
João Heitor, oriundo da Meda, emigrou para França, como muitos, para trabalhar e conseguir melhores condições de vida.
O que, apesar de conseguido, não o faz esquecer a sua "terra mãe", salientando a riqueza cultural existente neste território...
Também nesse sentido, houve algumas intervenções da audiência e o Vereador da Cultura, Vítor Amaral, concluiu e explicou a vontade de que João Heitor seja um elemento especial para a candidatura, constituindo uma ligação com França, nomeadamente com o seu mundo artista, também de luso-descendentes...

E, estando a Guarda, cidade de fronteira, muito ligada à Diáspora migrante e também judaica, foi ainda destacada a necessidade de estudar esse património, guardando o seu espólio, num espaço físico ou virtual!
Desta forma, a última "conversa de café" mostrou a prioridade que a candidatura pretende dar ao grande património, riqueza gerada pela partilha de culturas que a migração gerou e continua a gerar..


 

Galeria de fotos

26-04-2019

Comentários