Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Dia da Europa

Dia da Europa

O Município da Guarda associou-se às comemorações do Dia da Europa, terminando o dia 9 de maio com um Concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, no grande auditório do TMG.

Esta Orquestra é um projeto de dimensão nacional, com a Direção artística do Maestro Osvaldo Ferreira, que detém um vasto currículo: tendo já trabalhado à frente de importantes orquestras, nacionais e estrangeiras.

Sublinhando valores europeus, o Concerto iniciou com o «Hino à Alegria», adoptado como "Hino da Europa", e que faz parte da Nona Sinfonia composta por Ludwig Van Beethoven em 1823.
Este hino simboliza a União Europeia, evocando o ideal da fraternidade, partilhado pelo compositor alemão.
Seguiu-se o "Bolero" do compositor francês Maurice Ravel, num ritmo de dança hispano-americano, simbolizando também a valorização da diversidade cultural, que nos deve identificar enquanto europeus.
E, encerrou com a sinfonia nº 5 em Ré Menor op. 47, do compositor russo Dmitri Shostakovich, que nos seus 4 andamentos transmite uma grande diversidade de sentimentos, proporcionada pela vivência da revolução russa.

Com este reportório de grandes obras da música clássica, o Maestro pretendeu enaltecer a importância de continuarmos a pugnar pelos valores europeus: de paz, solidariedade e diversidade cultural.


 

10-05-2019

Comentários