Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) inaugurou no dia 10 de maio a nova sede na "Capital de Distrito".
O edifício situa-se na zona de São Vicente, na Rua D. Dinis nº 58, tendo sido cedido pela Câmara Municipal da Guarda; e, inclui um espaço de homenagem a Madeira Grilo. Foram realizadas obras de requalificação por todo o edifício, devolvendo-se à cidade e particularmente à zona histórica uma casa com dignidade e qualidade, para ser apreciada.

Entre os muitos presentes, usaram da palavra os Presidentes da Assembleia Geral da  FBDG, Álvaro Guerreiro, da própria Federação, Paulo Amaral, da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares e da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.
O primeiro agradeceu ao Município a cedência do edifício, por 30 anos.
Paulo Amaral, que também preside à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, referiu a importância da Sede da FBDG, instituição que abrange as 23 associações de bombeiros que existem nos 14 concelhos do distrito.
O Presidente da autarquia, destacou o facto do edifício se localizar no centro histórico, podendo contribuir para a sua dinamização.
O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses distinguiu Álvaro Amaro, agraciado com a imposição de uma medalha, por proposta da FBDG, pelos relevantes serviços prestados aos bombeiros; trabalho realizado enquanto Presidente da Câmara da Guarda, comprometendo-se então a arranjar uma sede condigna para a Federação dos Bombeiros, bem como encetar com a família do prof. Madeira Grilo a possibilidade de abrir uma sala com o seu nome de modo a perpetuar toda a obra e empenho cívico deste cidadão guardense.
O homenageado, agora ex-Presidente do Município, agradeceu e explicou a importância das autarquias trabalharem em parceria com os Bombeiros.

Entre o público que enchia a nova Sede, encontrava-se ainda o representante de ANPC, também oriundo da Guarda, Pedro Lopes, os Vereadores da Câmara e a Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, para além de outras entidades e Bombeiros do Distrito.

Todos os presentes se deslocaram então para a “Sala Professor Madeira Grilo – Bombeiros uma paixão eterna”, onde se encontra em exposição permanente, peças pertencentes a Madeira Grilo: diplomas, distinções, medalhas, fotografias e publicações....
filho, agradeceu em nome da família ali presente (filhos, netos, irmã...), orgulhosa e emocionada com a lembrança do familiar, falecido em setembro de 2014.
Referiu como todos os objectos do espólio do pai, doado pela família, contam uma história e mostram a sua dedicação aos Bombeiros.
O prof. Madeira Grilo serviu durante décadas a causa local e nacional dos bombeiros, além da sua dedicação e envolvimento na Casa do Gaiato, na educação, no movimento associativo, no futebol, na área empresarial e na escrita de livros.
Foi um cidadão da Guarda que se fez ouvir no país e com sua facilidade de expressão era um exímio tribuno e vincava muito bem a sua ideia, o seu contributo e a sua decisão.
Por uma coincidência muito feliz a Sede da Federação fica agora num arrumamento onde anteriormente o prof. Madeira Grilo também residiu!

"Beira de Honra" encerrou este fim de tarde recheado de importantes recordações, bem como de boas expectativas para a revitalização de uma zona histórica da cidade; ao que, a Junta de Freguesia não podia deixar de se associar.

11-05-2019