XLV Aniversário do 25 de Abril

As comemorações na Guarda iniciaram-se com o Hastear da Bandeira, na Praça do Município, pelas 10h30.

De seguida, já na Sala da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho teve lugar uma homenagem a Carolina Beatriz Ângelo: "Sonhar o Futuro, Ousar ter Voz".
Cidadã guardense foi tão só a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto!

Estiveram connosco a sua neta, Maria João Fagundes, e a investigadora Maria Antonieta Garcia que nos sensibilizaram para a vida de participação cívica desta cidadã que foi médica de profissão e militante pelas causas da República e pela própria instauração deste Regime Político.

Carolina Beatriz Ângelo nasceu e estudou na Guarda. Depois de concluído o curso de medicina estabilizou a sua vida em Lisboa.

É um exemplo de que a nossa cidade se deve orgulhar, tendo perpetuado o seu nome na vida da urbe, com a atribuição do nome a um arruamento e a uma Escola do 2º e 3º Ciclo.
Escola que pertence actualmente ao Agrupamento de Escolas da Sé, cujo Clube, “Saberes com Arte”, encerrou a Sessão Solene apresentando a dramatização “Carolina Beatriz Ângelo: Valores e Cidadania”.

Seguiu-se, cerca das 12h30, a inauguração da exposição “Viver Abril”, no próprio hall de entrada do Edifício da Câmara já que, devido ao mau tempo, não foi possível no Jardim José de Lemos, como estava previsto.

Os trabalhos expostos foram realizados por alunos do pré-escolar e 1º CEB do ensino público e privado do concelho, bem como de Instituições da rede social… De entre as Freguesias que também participaram, a Freguesia da Guarda contribuiu com belas “pétalas de cravo”, flor que simboliza a nossa grande revolução pela democracia!

O Programa continuou depois de almoço, com inaugurações, em diferentes Freguesias.

Na cidade, entre as 14h e as 18h teve lugar o Torneio de Basquetebol “25 de Abril”, no Pavilhão Municipal de S. Miguel.

E, às 14h30, na rosácea dos Paços do Concelho, o Fórum "A voz aos jovens", promovido pelo Conselho Municipal da Juventude. O qual, concluiu a sua iniciativa com a inauguração de um mural (in)temporal na Avenida Alexandre Herculano, frente ao IPDJ.

Às 21h30 houve um Concerto de Katia Guerreiro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda; o qual comemora também neste dia o seu aniversário!

E, a Festa não podia terminar, sem os parabéns por todas as iniciativas deste grande dia!

26-04-2019