Centro de Assistência São João de Deus

A Casa de Acolhimento São João de Deus localizada no Bairro de São Domingos comemorou o seu vigésimo terceiro aniversário e realizou no sábado, dia 18 de maio, a cerimónia comemorativa.

A sessão teve a presença do senhor Bispo D. Manuel Felício que celebrou a cerimónia religiosa coma presença do Padre Bastos que presta apoio religioso aquela instituição e pertence aos órgãos diretivos daquele lar residencial desde o seu início.

Esta importante entidade associativa teve origem na Associação dos Enfermeiros Católicos que beneficiaram da oferta do terreno por parte de Sra. Clotilde e do Sr. Francisco.

Na homilia o Sr. Bispo reforçou e valorizou o bom serviço prestado pela Casa de Acolhimento deixando palavras de apreço para os seus dirigentes com particular destaque para a religiosa irmã Adelaide que diariamente assume a gestão da casa.

Disse ainda ser muito importante que esta e outras entidades similares tenham dirigentes que sirvam as instituições, sejam líderes e tenham bem firmes os verdadeiros propósitos que originaram a fundação destas entidades do apoio social.

Após a cerimónia religiosa realizou-se uma “assembleia-geral” onde foi mostrado um pequeno filme demonstrativo das atividades desenvolvidas no último ano. Aí foi apresentado o quadro técnico da Casa de Acolhimento, cantadas algumas canções e os trabalhos desenvolvidos nos vários ateliers, desde a educação física, fisioterapia e as diversas saídas que fazem para visitas e participar em várias atividades no TMG, na FIT e outros locais.

Após esta atividade dinamizada pela técnica social Dra. Joana realizou-se um lanche-convívio e cantaram-se os parabéns.

A Junta de Freguesia agradece o convite e enaltece a importância desta instituição na Freguesia pelo serviço que presta, pelo envolvimento que traz à comunidade e a razão da sua existência, albergando mais de uma centena de idosos e integrando algumas dezenas de trabalhadores, a quem deixamos aqui tributo de gratidão, pela dedicação e empenho que diariamente colocam na execução das tarefas necessárias ao bom serviço que presta o Centro de Acolhimento São João de Deus, recordando que o patrono é São João de Deus, antes João Cidade que se notabilizou pelas obras de caridade e assistência, em cidades como Guarda e outras.

19-05-2019