"Mulher Mãe, Mulher Maria, Mulher Poesia"

A Iniciativa de homenagem à "Mulher Mãe, Mulher Maria, Mulher Poesia", teve lugar no dia 1 de junho.
Celebrar a "Mulher Mãe" no Dia da Criança foi uma feliz coincidência!
Mais ainda tendo em conta o objetivo solidário do evento para com o Centro de Apoio à Vida - "Nascer", da Cáritas Diocesana da Guarda.

Foi com esse intuito que a Junta de Freguesia da Guarda aceitou o desafio de Elizabete Dente para reeditar o livro "Ser Mulher II" e apresenta-lo na sua cidade.

O livro é um verdadeiro Hino à Mulher!
Pelo que, a iniciativa não podia deixar de Cantar a "Mulher Maria" e mostrar a "Mulher Poesia"!...
A música foi uma constante: em cada poema dito, nos instrumentos tocados, nas vozes que encantaram!
O espaço do Café Concerto, onde decorreu a sessão, encheu-se da luz captada em cada mulher fotografada por Patrícia Vilela.

Obrigado a todos os que tornaram o Programa desta tarde tão especial:

- Aos que constituíram a "Mesa de Honra" e destacaram o papel da mulher nas diversas vertentes da vida: João Prata, Cidália Valbom, Manuel Portugal e Elizabete Dente; Presidentes da Junta, da Assembleia Municipal da Guarda e do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, onde a poetisa é docente, respetivamente;

- Aos Músicos: alunos do Conservatório Margarida Berrincha, José Pedro Mesquita e sua professora Márcia; à antiga aluna do Conservatório e que musicou um dos poemas do livro, Matilde Freiria; à intérprete/cantora Liliana Brás;

- Às Mulheres que deram vida aos poemas: Ana Castanheira; Henriqueta Antunes; Rosa Caramelo; Tatiana Louro;Teresa Fonseca; Maria Coutinho; Isabel Martins; Paula Camilo; Luisa Fernandes; Conceição Santos; Licínia Monteiro; Olga Braz Pereira; Silvina Santos.

E, para que possam continuar a usufruir da bela exposição de fotos extraídas do livro, esta encontra-se patente ao público no Auditório da Freguesia, em São Miguel; onde também poderão adquirir o livro, num gesto solidário com o "Nascer".

04-06-2019