Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Agrupamento de Escolas AA

Agrupamento de Escolas AA

Foi com muito orgulho na comunidade educativa da nossa Freguesia que a Junta aceitou o convite do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque (AEAA) para, no Grande Auditório da sua Escola Secundária, no dia 11 de junho, ouvir relatar a aventura vivida por um grupo de alunos que, com a professora, ganharam o concurso promovido pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica!...

Tratou-se do Concurso "Eddington e o Peso da Luz", que levou a professora de Física, Alina Louro, com os alunos Juliana Amaral, Sebastião Miranda e Pedro Tavares, à Ilha do Príncipe, para as Comemorações dos 100 anos da Teoria da Relatividade.

Pois, foi nessa Ilha do Arquipélago de São Tomé e Príncipe que no dia 29 de maio de 1919 se verificou um eclipse total do sol e as ideias de Einstein foram provadas.
No mesmo dia, em 2019, o mundo científico voltou a olhar para a roça (fazenda de cacau e café) Sundy e a cidade mais pequena do mundo, Santo António, juntou grandes cientistas e foi palco da celebração de uma grande teoria de um grande Físico!

Foi a 2ª vez que uma equipa do AEAA venceu um Projeto Internacional e representou Portugal num evento científico no âmbito da Física. Da 1ª vez foram à América, agora foram a África!
O Projeto vencedor envolveu alunos e professores de todos os níveis de ensino do Agrupamento, incluindo diversas atividades com os alunos mais novos: palestras e debates, encenações, vídeos, desenvolvimento de maquetas e a composição de uma canção original, traduzindo a ideia fundamental do Projeto.

A professora contou a grande aventura da viajem até à Ilha do Príncipe, que incluiu 10h a bordo de um navio da Marinha Portuguesa
E, os alunos referiram a grande experiência de "Ciência Viva" com cientistas mas, também e sobretudo, com a população da Ilha e com os seus colegas da Escola Portuguesa de São Tomé, a quem ofereceram diverso material escolar, recolhido antes em Portugal.
Foi ainda apresentada a Banda Desenhada "As Luzes do Príncipe", publicação explicativa do acontecimento, que também foi oferecida à comunidade educativa da Ilha.

Esta expedição Científica vivida pela Equipa do AEAA foi ainda acompanhada por jornalistas da CMTV, que a apresentaram no Programa "Falar Global" de dia 22 de junho (11h40), repetido no dia seguinte (23 de junho às 10h05).

Parabéns pela vitória e continuem orgulhosos por viver e partilhar a ciência!

 

Galeria de fotos

23-06-2019

Comentários