Passeio Sénior 2019 à Figueira da Foz

Decorreu no dia 18 de julho, quinta-feira, o passeio sénior da Freguesia, à cidade da Figueira da Foz.

Anualmente a Junta de Freguesia promove para os cidadãos séniores que participam nas várias atividades que temos ao dispor – ateliers de pintura, bordados, atividade física e estimulação cognitiva – uma deslocação a uma outra cidade para que possamos também partilhar o “encerramento” do ano letivo das “atividades” e, claro, desfrutar de um dia diferente, de momentos de convívio e conhecer outras paragens ainda que de forma breve.

Saímos da Guarda pelas 7h00, com 180 pessoas que aderiram à “chamada”.

No entanto e correspondendo a múltiplas solicitações aceitou-se a participação de outros cidadãos que, não integrando nenhum dos atelieres, manifestam interesse em acompanhar todos os outros.

Na edição de 2019 optámos por regressar a uma terra marítima e com um extenso areal.

Fomos visitar o eco-museu do sal que corresponde a um equipamento municipal e que comporta uma salina com vários tanques numa estrutura edificada que serve de museu e outra que é o armazém dos antigos maremotos.
Após esta visita deslocámo-nos para o almoço na Quinta da Salmanha que foi muito bem servido e do agrado geral.
No período da tarde os participantes tiveram a oportunidade de visitar durante pouco mais de uma hora a marginal da Figueira da Foz.

Meteorologicamente fomos e viemos bem acompanhados porquanto e apesar do calor e do sol houve igualmente períodos de tempo nublado e o tradicional vento atlântico na marginal.

Regressámos à Guarda onde chegámos perto das 21h00 e aqui um bom agradecimento ao bom profissionalismo dos motoristas da Transdev e Encosta tour, empresas a quem alugámos os quatro autocarros que nos levaram e trouxeram.
Ainda um particular agradecimento também aos lares do Bairro de S. Domingos e da Fundação Frei Pedro, de onde vieram alguns idosos e acompanhantes e que, apesar do natural cansaço, beneficiaram igualmente de um dia enriquecedor.

Estamos em crer que os cidadãos terão gostado do passeio de 2019 e agora regressamos aos ateliers nos meses de setembro/outubro e esperamos um maior número de participantes.

19-07-2019