Centro Nacional de Educação Rodoviária

Decorreram ontem, quarta-feira, dia 24 de julho, duas importantes cerimónias para a nossa cidade e nas quais a Junta de Freguesia marcou presença.

A primeira teve a sua concretização no auditório do IPG e contou com a presença do Exmo Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita.
Para além do Presidente do IPG, Joaquim Brigas, usaram da palavra os Diretores Gerais da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – e do IMT – Instituto da Mobilidade e Transportes –, concluindo a sessão a intervenção do Ministro.
Após o uso da palavra por parte do Presidente do IPG foi assinado o importante protocolo entre a ANSR, o IMT e o IPG para conceberem o novo Centro Nacional de Educação Rodoviária da Guarda, que ficará sedeado na nossa cidade e terá no IPG o seu principal artífice, com a colaboração do seu corpo docente e outros técnicos.
 O principal desiderato deste Centro Nacional vai traduzir-se na produção de conteúdos e outros materiais com a finalidade de apoiar uma maior e melhor civilidade na rodovia por parte dos condutores e dos peões com o intuito de reduzir a sinistralidade automóvel.

À tarde e na sala das sessões da Assembleia Municipal realizou-se outra importante sessão com a presença do Senhor Ministro, o Presidente da Câmara Municipal Carlos Chaves Monteiro e o Subdiretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que assinaram um protocolo de cedência de terreno por parte da CMG para que possa ser edificado, sob responsabilidade do SEF, o Centro de Instalação Temporária e a Delegação Regional do SEF. As novas instalações vão ser construídas num lote do Parque Industrial e permitirão qualificar a oferta de serviços aos funcionários e utentes deste importante serviço da República Portuguesa.
Isso mesmo foi ressalvado nas diversas intervenções, onde ficou patente a importância da nossa cidade, enquanto território de baixa densidade, ser objeto da transferência e instalação de novos serviços públicos, de modo a fixar população e a captar outros residentes.

25-07-2019