39º Festival de Folclore

Inserido na Programação "Verão em Alta", para os meses de julho, agosto e setembro da Câmara Municipal da Guarda (CMG), decorreu no sábado, dia 27 de julho, o 39º Festival de Folclore do Centro Cultural da Guarda.

A sessão solene de abertura foi na sala da Assembleia Municipal, no edifício da CMG, pelas 18h, na presença do Vereador da Cultura e dos Presidentes, do Centro Cultural da Guarda e dos Ranchos convidados: Rancho São Pedro da Bela Vista - Penafiel, Rancho Típico Cantarinhas de Nisa, Rancho Folclórico da Ribeira de Ovar e Rancho de Mira de Aire.

Todos apresentaram os seus grupos/terras, mostrando orgulho nas respetivas histórias/tradições.
Do mesmo modo, Albino Bárbara referiu como os diferentes grupos do Centro Cultural representam a Guarda, onde quer que se desloquem.
Finalmente, o Vereador Vítor Amaral, vindo de outra grande manifestação etnográfica - Festival "Pão Nosso" em Videmonte - agradeceu a todos os que dão vida a estes grupos, salientando a sua composição intergeracional e referindo a importância destes eventos, também no contexto da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura.

Depois das diversas intervenções, foi colocada a "fita" identificativa do Festival e entregues lembranças da CMG, bem como o "troféu" realizado para o efeito: conforme sugestão de um elemento do Rancho da Guarda, Rita Pina, a própria elaborou um "casal" trajado de forma tradicional, usando o material típico da região: a lã.

O Centro Cultural teve a amabilidade de também presentear a Junta de Freguesia, representada na sessão, com um exemplar desse bonito trabalho artesão, gesto que muito agradecemos.

Terminada a sessão, todos se deslocaram para a Alameda de Santo André, onde aconteceu o Festival, depois do jantar e do desfile de todos os grupos trajados, do centro da cidade até ao palco aí colocado.

O espectáculo durou toda a noite, sendo então possível ouvir/ver cantares e danças bem populares e característicos de diferentes locais de Portugal, do interior ao litoral.
Obrigado ao Centro Cultural por mais uma vez trazer à Guarda esta partilha de usos e costumes do nosso país.

28-07-2019