Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

143º Aniversário dos Bombeiros da Guarda

143º Aniversário dos Bombeiros da Guarda

No fim-de-semana de 10 e 11 de agosto, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE) comemorou os 143 anos, completados no passado dia 5.

No início das cerimónias, dia 10, teve lugar a habitual homenagem aos Bombeiros e seus Dirigentes já falecidos, numa singela mas comovida cerimónia no Cemitério Velho da Guarda.
Pelas 19 horas, na Sé Catedral foi celebrada a Missa pelo Capelão dos Bombeiros, Padre Ramos, onde para além de um grande grupo de voluntários, esteve muito público e as entidades oficiais, como autarcas e órgãos sociais.
No final da Celebração Eucarística, no exterior da Sé Catedral, procedeu-se à bênção de 4 novas viaturas, 2 para o combate de incêndios  e 2 para o transporte de doentes.

No domingo, o dia começou com o hastear da bandeira e a formatura do Corpo de Bombeiros, que assim recebeu as entidades convidadas.
O Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural passou revista; e, foi então apresentada a viatura de combate a incêndios oferecida pelos bombeiros da cidade alemã Siegburg...
Para descerrar a placa com o nome atribuído ao veículo  foi convidada a filha do Comandante da referida Corporação, verificando, com lágrimas nos olhos, o nome do seu falecido pai: Norbert Klein.

Já no salão nobre foi constituída a Mesa da Sessão Solene, presidida por Miguel João de Freitas, ladeado por Pedro Lopes, guardense Diretor Nacional dos Bombeiros e Álvaro Guerreiro, a quem coube a abertura da sessão.
O Presidente da Assembleia Geral da AHBVE, com a sua habitual simpatia, agradeceu a presença de todos, dirigindo-se de forma particular aos elementos da Mesa e aos Bombeiros de Siegburg, ali presentes. 
E, para assinalar este agradecimento, bem como o veículo recebido, foi descerrado no salão e oferecido aos familiares presentes de Norbert Klein, filha e genro, Marcus, um quadro alusivo a esta relação de mais de três décadas.
Em representação do Presidente da Câmara de Siegburg, Marcus, também Bombeiro e elemento da Mesa, explicou a partilha que existe entre os soldados da paz das duas cidades.

Seguiu-se a intervenção do Comandante Paulo Sequeira, prolongada pelas diversas condecorações: por tempo de serviço, prémios de mérito...
Após mais este momento de orgulho e emoção para os próprios e familiares, o Presidente da Direção dos Bombeiros, Carlos Gonçalves, falou do passado mas, também das necessidades presentes e futuras da Associação a que preside.
Também o Presidente da Federação Distrital de Bombeiros da Guarda, Paulo Amaral, interveio salientando as necessidades com que as diversas Associações se debatem, particularmente nas zonas de baixa densidade populacional.
O que, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marta Soares, reforçou, destacando ainda o grande papel do bombeiro voluntário.
O Presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, referiu a perceção dessa importância por parte do Município, que o levam a tentar responder a todas as solicitações colocadas.
Finalmente, o Secretário de estado enalteceu a AHBVE, pelo seu passado mas, particularmente pelo seu Corpo presente, com grande presença de jovens e mulheres!
Respondeu ainda aos diversos desafios colocados pelos intervenientes que o precederam, referindo o trabalho feito, quer com os bombeiros, quer em defesa da Floresta.

A Sessão foi então encerrada, convidando todos para um almoço convívio e, esclarecendo que, devido às restrições de consumo de combustíveis, havia sido cancelado o habitual desfile de viaturas: momento de partilha com a cidade, da festa de Aniversário da Corporação.

Parabéns aos Bombeiros por mais este ano de vida, em prol da sua comunidade.

 

Galeria de fotos

12-08-2019

Comentários