Cardeal José Saraiva Martins

O Cardeal José Saraiva Martins foi homenageado pelo Município da Guarda, no dia 9 de agosto.

Às 18h foi celebrada Missa de Ação de Graças na Sé Catedral, presidida pelo Bispo da Guarda, coadjuvado pelos  Bispos de Aveiro e de Viseu, ambos sacerdotes na Guarda quando da respetiva nomeação!
Também o Arcebispo de Évora, oriundo do Sabugal, coadjuvou a cerimónia, bem como outros sacerdotes e diáconos da Guarda.

Na assembleia eucarística, para além do próprio Cardeal, do Presidente da Câmara, vereadores, representantes de Juntas de Freguesia e outras entidades locais e nacionais, encontrava-se o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António José Emauz de Almeida Lima.

Na homilia, D. Manuel da Rocha Felício  destacou as qualidades humanas, religiosas e académicas do Cardeal oriundo da Diocese da Guarda.
Nascido há 87 anos em Gagos do Jarmelo, ainda jovem foi para Roma prosseguir estudos e, ao contrário do esperado, já não regressou, assumindo importantes funções no Vaticano.
Contudo, em tempo de férias de verão revisita a terra natal, não deixando quebrar os laços que aí o unem.

No final da Eucaristia, todos foram convidados a deslocar-se à conhecida Rotunda da Mão, onde seria descerrada a placa com o topónimo “Avenida Cardeal José Saraiva Martins”, que aí se inicia, terminando no cruzamento da variante ao Rio Diz (cruzamento de acesso à superfície comercial “Continente”).

E, nessa rotunda das “Portas da Cidade”, podemos ouvir música tocada por três jovens alunos do Conservatório da Guarda, antes e depois das intervenções...
Carlos Chaves Monteiro agradeceu a presença de sua Eminência, na homenagem prestada pela Guarda.
Pela qual, finalizando as declarações, D. José Saraiva Martins se mostrou grato, quer pela ideia, ainda do anterior Presidente da Câmara, quer pela sua concretização, já a cargo do atual.

A Junta de Freguesia da Guarda não podia deixar de estar presente e cumprimentar o Sr Cardeal, manifestando-lhe o orgulho e a alegria da cidade, pela presença de uma tão grande vida!

10-08-2019