Eleições legislativas do dia 6 de outubro de 2019 - na Freguesia da Guarda

Os resultados das eleições legislativas, do dia 6 outubro, na Freguesia da Guarda aproximaram-se da tendência geral do território nacional (não estando ainda apurado o resultado no estrangeiro), ganhando o PS.

O ato eleitoral decorreu com toda a normalidade na quase totalidade das 26 assembleias de voto existentes na Freguesia.
Temos de registar algumas situações em algumas mesas, nomeadamente a colocação /orientação das câmaras de voto e depois com a abolição do número de cartão de eleitor subsiste ainda alguma dificuldade para os cidadãos saberem o seu local de voto.
Registe-se ainda que a organização por ordem alfabética dos cadernos de recenseamento e ainda dos postos de eleição criados nas ex-Freguesias da Sé e São Vicente, fomos obrigados a adequar os locais de votação para facilitar a deslocação dos cidadãos eleitores.

Assim e desde as eleições europeias foram cancelados os postos de votação nas escolas básicas do 1º Ciclo do Bonfim, Santa Zita e Adães Bermudes  e reforçados os postos da Câmara Municipal e da EB1 Augusto Gil.
Já na Guarda-gare optou-se por deslocalizar as mesas de voto existentes na EB1 da Estação para o Centro Escolar da Sequeira, ganhando assim uma maior facilidade na acessibilidade e mobilidade para todos os cidadãos.

Entretanto neste ato eleitoral e com o esforço enaltecido de todos os funcionários foi possível manter 3 postos de atendimento da Freguesia, - na sede de Freguesia, na EB1 Augusto Gil e no Centro Escolar da Sequeira –, bem como colocámos uma sinalética nestes dois estabelecimentos de ensino, que estamos em crer ter facilitado o melhor acompanhamento ao cidadão eleitor.
Durante a semana que antecedeu o ato eleitoral foram afixados múltiplos elementos informativos em vários locais como sejam os abrigos para passageiros, sedes de Associações, placards informativos e outros locais de encontro de pessoas.
Esses elementos informativos “davam conta” dos locais de votação, da forma como podem aceder a outros informações e claro dos contextos da Freguesia.

Regista-se o bom empenho de todos os membros das Assembleias de Voto, dos Funcionários da Freguesia e claro do civismo e compreensão dos cidadãos com as alterações concretizadas, que aliás foram iniciadas com as eleições europeias e a Junta de Freguesia deliberou realizar uma informação para cada residência, bem como informação paga nos jornais locais.

Foi aliás na sequência desse ato eleitoral, que se decidiu aumentar o número de Assembleias de Voto de 23 para 26: outra medida que julgamos ter facilitado o ato eleitoral do passado domingo 6 de outubro.

08-10-2019