Serão Multicultural da ANAC

Decorreu terça-feira, dia 8 de outubro, no auditório municipal um Serão Multicultural, promovido pela ANAC- Associação Nacional dos Aposentados da Caixa Geral de Depósitos.

Esta Associação tem a sua sede em Lisboa e mantém núcleos com alguma atividade naquela cidade, no Porto e também na Guarda.
Promovem para os seus sócios, ex-funcionários da CGD e familiares um conjunto diverso de atividades de índole recreativo-cultural e têm nas suas sedes áreas de convívio e lazer.

Em estreita colaboração entre a Delegação da Guarda e de Lisboa, foi muito agradável a atividade que proporcionaram na noite de terça-feira.
O auditório estava completamente cheio de ex-funcionários da CGD no distrito, bem como os seus familiares, servindo por isso também para uma jornada de reencontro de boas amizades de cariz profissional.
Depois os artistas que cantaram e representaram são também ex-funcionários e alguns dos seus familiares; que, primeiro representaram, em pequenos momentos de declamação, a vida e obra de Fernando Pessoa, não esquecendo os seus heterónimos e as suas principais obras de referência, como seja a Mensagem, o Livro do Desassossego, etc.
Posteriormente foi a vez de o Grupo Coral apresentar as canções do cancioneiro regional português.
A finalizar e numa postura mais participada pelo público atuou o grupo de cantares que animou toda a assistência com os seus temas cantados e tocados com os instrumentos musicais da viola, da guitarra e dos ferrinhos. Foram muitos temas seguidos e consequentes com o roteiro musical porquanto são canções intemporais desde a meninice até aos dias de hoje.

A organização deste sarau multi-cultural ficou a dever-se ao esforço dos dirigentes locas da nossa cidade liderados pela D. Helena Valbom, Sr. Dario e Peres de Almeida, também presidente da nossa Assembleia de Freguesia, a quem saudamos pela boa jornada musical e declamatória.
A Câmara Municipal cedeu o auditório, ofereceu umas lembranças e tal como a Junta de Freguesia marcou a presença nesta boa iniciativa que se prolongou até bem perto das 24 horas.

Felicitando a iniciativa não deixamos também de saudar e apresentar os nossos agradecimentos a todos os aposentados que se deslocaram à cidade da Guarda e deram “boa”conta das suas diversas aprendizagens culturais.

09-10-2019