Prémio Eduardo Lourenço 2019

"O Júri da 15ª Edição do Prémio Eduardo Lourenço, reunido no dia 14 de junho de 2019, na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, decidiu, por consenso, atribuir o Prémio ao professor e investigador Carlos Reis."
No dia 18 de outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), teve lugar a Sessão de Entrega do referido prémio.

A Mesa foi constituída pelo Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, o Vice-reitor da Universidade de Salamanca (US), Efrem Yildiz Sadak, o Vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão, o Presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, para além do próprio premiado e de quem fez o seu "elogio": José Augusto Cardoso Bernardes, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O responsável pela autarquia iniciou as intervenções, seguindo-se os representantes das entidades académicas: IPG, US e UC; bem como o professor desta última, que referiu os méritos do galardoado.
Carlos Reis, Açoriano, estudioso de Eça de Queirós e José Saramago, entre outros escritores do século XIX e XX, partilhou o significado atribuído a um prémio com o nome do pensador Eduardo Lourenço.
Finalmente, a secretária de estado do turismo referiu a responsabilidade de falar após o brilhantismo do premiado mas, também a felicidade de se encontrar num espaço com o nome de alguém que afirmou a centralidade da Guarda na Península Ibérica: o maior destino turístico da Europa!

A Freguesia acompanha todos os presentes na repleta "sala de tempo e poesia" da BMEL, aplaudindo de pé a exposição de Carlos Reis, bem como os contributos do seu trabalho para a cooperação entre os âmbitos académicos e culturais de Portugal e Espanha.

18-10-2019