Comemoração do 135 aniversário da PSP

A PSP comemorou mais um aniversário da sua presença na cidade da Guarda e na cidade de Gouveia.

A Guarda acolhe a PSP desde o ano de 1884 e a cidade de Gouveia desde o ano de 1951 bem mais recente nesta cidade.

A comemoração acontece alternadamente na cidade da Guarda e na cidade de Gouveia e este ano de 2019 foi a vez do Salão nobre do Município de Gouveia que acolheu os distintos convidados numa cerimónia que se prolongou desde o hastear da bandeira, à missa em homenagem aos polícias  que pereceram, à sessão solene, a uma refeição–convívio e já da parte da tarde  a população e os convidados foram contemplados com uma demonstração de utilização de vários equipamentos da PSP incluindo o “espetáculo” sempre interessante com os cães polícia a lembrar as boas séries televisivas.

A presidir à sessão solene esteve o Sub-Director Nacional da PSP, Pinto Vieira, que na sua intervenção referiu o historial da PSP, os seus valores a sua missão e exortou os agentes presentes a nunca renegarem os princípios que irmanaram a PSP. Fazem uma força policial importante na vertente da política securitária portuguesa.

Já o Super-intendente, Salvado Lopes, comandante da esquadra da PSP da Guarda reforçou a necessidade da resolução da questão das instalações do Comando Distrital, o aumento do número de efectivos aliado à idade avançada dos agentes ao serviço e às perspectivas de aposentação de um número considerável. Aludiu ainda e apresentou os dados referentes à criminalidade durante mais um ano dizendo que os números comprovam uma descida em todos as dimensões dos delitos sejam nos furtos, roubos, violência doméstica e mesmo na sinistralidade. Finalizou a sua intervenção exortando os agentes e graduados presentes a manterem um bom clima de união e de trabalho para melhor serviço ser prestado aos cidadãos e à comunidade.

Usaram ainda da palavra os presidentes dos municípios de Gouveia, Luís Tadeu, e da Guarda, Carlos Chaves, que agradeceram à PSP o trabalho desenvolvido, valorizaram o esforço de envolvimento com a comunidade e com os estudantes solicitando que o policiamento de proximidade possa ter presente a importância de preservação dos bens públicos como seja o mobiliário urbano e outros bens.

No final das intervenções registou-se a cerimónia de entrega de medalhas e diplomas evocativos dos muitos anos de dedicação e bom comportamento dos agentes e graduados com 10, 15 e 20 anos de serviço à causa da segurança pública.

22-10-2019