Apresentação pública do GIP

Decorreu na quinta-feira, dia 24 de outubro, a sessão pública de apresentação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP). A sessão decorreu na Sala de Conferências da Freguesia da Guarda, localizada na Guarda-Gare.
Estiveram presentes o Diretor do IEFP/Guarda, Américo Paulino, a técnica responsável do IEFP pelo programa dos GIP’s, Lurdes Monteiro e ainda o técnico também do IEFP/Guarda responsável pela formação Telmo Monteiro.

Para a sessão de abertura estiveram ainda connosco a Senhora Vereadora Cecília Amaro com muita experiência nestas matérias e responsabilidades na Câmara Municipal na ligação ao empresarial. O Presidente da Assembleia de Freguesia faz também as honras da casa e dirigiu as palavras de saudação e abertura da apresentação pública aos presentes.
Entretanto estiveram connosco uma dezena de representantes das Juntas de Freguesia do Concelho da Guarda pois foi o público-alvo deste primeiro encontro.

O GIP – Gabinete de Inserção Profissional é um programa do IEFP e decorreu o prazo de candidatura à IV edição deste programa ao qual a Junta de Freguesia se candidatou e beneficiou da aprovação da candidatura.
O GIP da Freguesia da Guarda resulta pois de uma parceria entre a Junta de Freguesia e o IEFP que procede ao apoio financeiro e técnico sendo reduzido o gasto financeiro da Junta de Freguesia.
O IEFP presta apoio financeiro até um determinado montante para a adaptação de instalações, o seu funcionamento e remunera também o custo mensal da técnica contratada para o lugar de responsável pelo GIP.
O GIP Guarda fica sedeado no balcão na Guarda-Gare porquanto vai abranger a parte intermédia e baixa da cidade, bem como as freguesias contíguas. No centro da cidade e nas freguesias limítrofes é utilizada a delegação do IEFP da Guarda.
Como já referimos a técnica do GIP Guarda trabalhará em estreita ligação com os técnicos do IEFP, não obstante ter a autonomia necessária para desenvolver o seu plano de trabalho definidos os públicos-alvos.
O GIP Guarda é, ou pretende ser, uma extensão do IEFP com a divulgação e promoção dos diversos programas e funciona como inter-face levando e trazendo informação promovendo as suas iniciativas de cariz formativo, de contacto com a realidade laboral e encaminhamento dos cidadãos desempregados ou empreendedores interessados em conhecer e beneficiar dos projetos e programas das políticas públicas de emprego.

O que ficou transcrito foi mencionado pelo diretor e técnicos do IEFP acrescentando que neste momento e apesar da diminuição do número de desempregados é importante que o GIP possa acautelar o conhecimento da realidade percebendo, caso a caso, os cidadãos que podendo beneficiar dos apoios estatais mas não estando inscritos no IEFP não beneficiam também dessa oportunidade. Referiram-se às pessoas com mobilidade reduzida ou outras limitações bem como outras pessoas que de alguma forma pela idade, pela formação ou menos boas experiências de inserção profissional “desistem” de procurar outra atividade profissional.

Ficou também referenciada a necessidade em que haja uma grande preocupação de interação e contacto individualizado por parte da técnica do GIP Guarda, Susana Alves, com os autarcas das freguesias, dirigentes de associações, de IPSS’s e outros parceiros para procurar verificar quem pode vir a beneficiar dos programas existentes.
A técnica poderá igualmente responsabilizar-se pelo apoio às próprias entidades na relação com o IEFP fornecendo informações, dinamizando as candidaturas articulando a seleção dos candidatos a eventuais locais de trabalho.

A partir de agora e em instalações remodeladas e acolhedoras no edifício conhecido como Centro Social e Cultural de São Miguel podem os cidadãos desempregados fazer a sua apresentação, verificar as ofertas de trabalho e de formação e os cidadãos empreendedores e mesmo já com empresas abertas podem também recorrer aos serviços de GIP e à colaboração da técnica responsável pelo GIP Guarda.

A par do Espaço do Cidadão e do Balcão do Município onde os cidadãos podem já resolver muitas questões, a Freguesia da Guarda disponibiliza agora um novo serviço à Comunidade Guardense.
O GIP Guarda funciona diariamente entre as 9h00 e as 17h30 e pode ser contactado pelo email gip@freguesiadaguarda.pt ou telefonicamente pelos números 271 239 563/ 969 511 862.

Deixamos para finalizar e em nome dos eleitos na Freguesia da Guarda um agradecimento ao IEFP Guarda por até agora sempre ter manifestado disponibilidade para apoiar as nossas pretensões e no particular a candidatura ao GIP.

25-10-2019