Atividade Nacional de Voluntariado Ambiental

Na edição de 2019 da Atividade Nacional de Voluntariado Ambiental, a Fraternidade Nuno Álvares (FNA) quis voltar a colaborar no processo de reflorestação da Serra da Estrela.

O "Projeto Ambiental da Serra da Estrela" da FNA, que decorreu no fim-de-semana de 26 e 27 de outubro, pretendeu dar continuidade às ações de voluntariado ambiental realizadas por escuteiros adultos, que desde 2010 têm sido concretizadas na área envolvente do Parque Natural da Serra da Estrela.
A matriz de reflorestação e conservação da natureza dos "fraternos" concretizou-se na encosta da aldeia de Fernão Joanes, onde foram acolhidos no final do dia 25 e pernoitaram até dia 27, tendo ocupado a manhã do dia 26, precisamente na plantação de árvores autóctones.

A organização foi da responsabilidade conjunta do Departamento Nacional de Ambiente e do Núcleo da Guarda como representante da Região da Guarda, tendo como mote: "A Guarda... Aguarda-nos!! Vamos ver mais verde".
Estiveram presentes 4 regiões (Lisboa, Setúbal, Braga e Guarda) de onde vieram representantes de 18 Núcleos, num total de mais de meia centena de fraternos.

A atividade primordial de proteção da natureza, tão cara ao movimento escutista, foi completada por outras: na tarde de dia 26 com uma visita ao Museu de Tecelagem dos Meios e na manhã de domingo uma visita dramatizada ao Centro Histórico da Guarda; após a qual teve lugar a Eucaristia, celebrada por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, na Sé catedral da cidade.

No almoço-convívio de encerramento, o Núcleo da Guarda da FNA ofereceu a todos os participantes uma lembrança realizada no material do "cobertor de papa"; e, às entidades que, de alguma forma colaboraram, uma recordação realizada pelo arquitecto Saraiva, simbolizando a Serra e a Árvore.
A Junta de Freguesia da Guarda esteve presente e agradeceu, particularmente o empenho de todos os que participaram nesta atividade, de preservação ambiental.

28-10-2019