GIP - Gabinete de Inserção Profissional - veja aqui o novo serviço disponível na Freguesia da Guarda

O GIP - Gabinete de Inserção Profissional é uma nova valência ao dispor dos cidadãos, na Freguesia da Guarda, e resulta de uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia e aprovada pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O GIP que tem como objetivo apoiar os jovens e adultos desempregados na definição, desenvolvimento e concretização do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, atuando em estreita articulação com o Centro de Emprego da Guarda – IEFP.

A criação do GIP, enquanto estrutura de apoio ao emprego mais próxima do território e das pessoas, integra-se num conjunto de medidas que procuram melhorar os níveis de empregabilidade e estimular a (re)inserção mais rápida no mercado de trabalho, das pessoas que se encontram desempregadas.

O GIP presta gratuitamente os seguintes serviços:

Aos desempregados:

•    Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
•    Apoio à procura ativa de emprego (elaboração de currículo, candidatura a ofertas de emprego, registos on-line, preparação para entrevistas de emprego, etc);
•    Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
•    Captação de ofertas de entidades empregadoras;
•    Divulgação de ofertas de emprego e atividades de colocação;
•    Encaminhamento para ofertas de qualificação;
•    Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
•    Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
•    Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho;
•    Outras atividades consideradas necessárias aos desempregados inscritos nos Centros de Emprego.

Às Entidades Empregadoras:

•    Atendimento aos empresários que pretendam comunicar ofertas de emprego e conhecer os apoios à contratação;
•    Divulgação das ofertas de emprego ou estágio oferecidas pelas empresas e instituições da região;
•    Encaminhamento ou pré-seleção de candidatos cujo perfil se adequa ao pretendido pela empresa, em colaboração com o IEFP;
•    Informação e apoio relativo a medidas e apoios à contratação promovidos pelo IEFP (estágios profissionais, Contratos Emprego-Inserção, inserção de cidadãos com deficiência, entre outros).
•    Acompanhamento pós-colocação, sempre que necessário.

Local e horário de funcionamento:

O GIP da Guarda funciona diariamente entre as 9h00 e as 17h30 nas instalações da sede deliberativa da Freguesia da Guarda, na Guarda-Gare, no Edifício do Centro Social e Cultural de São Miguel.
Pode também contatar-nos através do email: gip@freguesiadaguarda.pt ou pelos números: 271 239 563 / 969 511 862.

Consulte aqui o nosso folheto e siga-nos no facebook.

User-added image

06-11-2019