Centro Cultural da Guarda

O Centro Cultural da Guarda (CCG) celebrou o seu 57º Aniversário, no dia 17 de novembro, no Paço da Cultura da cidade.

As festividades tiveram início no auditório, após as 16h, com uma mostra das atividades do Centro: o grupo de jovens da classe de pontas de Ballet Clássico; o Coro Sénior; o Coro Infantil; o Orfeão; o Conjunto Rosinha; o Rancho Folclórico e o Grupo “60, 5 estrelas”, que encerrou as actuações com sons dos anos 60; não sem antes três dos docentes mostrarem a alegria com que ensinam a Música, presente em todas as valências do Centro.
Foram cerca de duas horas que levaram todos quantos enchiam a sala a cantar, bater palmas, dar ao pé!...

Seguiu-se a Sessão Solene, com a assinatura de um Protocolo entre o CCG e o IPG, assinado pelos respetivos Presidentes, Albino Bárbara e Joaquim Brigas, que explicaram a mais valia para ambas as Instituições, nomeadamente pelo intercâmbio cultural com os estudantes oriundos dos PALOP; o que, esteve na origem das conversações que resultaram no referido documento.

Constituiu-se então a Mesa presidida pelo Presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, os Presidentes da Assembleia Geral, Álvaro Guerreiro, e da Direção do CCG, bem como o convidado especial, Director-geral das Artes, Américo Rodrigues.
Nas suas intervenções foi destacada a importância do passado do Centro como espaço aberto às Artes, do teatro à dança, passando pela música e canto; realçando-se como no presente esse papel permanece, de forma intergeracional, com a partilha entre avós e netos, transmitindo valores culturais para o futuro.

De "alma satisfeita", chegou o momento de "alimentar o corpo", sendo todos convidados a partilhar o lanche-convívio, no salão do Centro.
Não faltou o bolo nem os parabéns, acompanhados por acordeão; e, a Presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, ajudou a apagar as velas.

A Junta de Freguesia da Guarda não podia deixar de se associar a esta grande Festa da Cultura, felicitando o CCG pela forma como tem promovido a cultura e a arte.

20-11-2019