Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

PSP e Freguesia lembram Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Correspondendo a uma sugestão do Comando Distrital da PSP, a Junta da Freguesia da Guarda em articulação com os serviços da PSP/Guarda promoveram uma sessão pública evocativa do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se celebra no dia 25 de novembro.
Decorreu entre as 21h e 23h30 de segunda-feira, na sala de Conferências da Freguesia, na Guarda-Gare.

À sessão compareceram mais de quatro dezenas de pessoas entre cidadãos interessados nestas questões, representantes de entidades oficiais entre as quais a senhora vereadora Lucília Monteiro, da Câmara Municipal da Guarda.

A sessão foi moderada pelo chefe António Pereira que abordou a temática apresentando o serviço que a PSP tem no seu seio para abordagem, acompanhamento e intervenção nas questões associadas aos casos de violência doméstica.
Entretanto o chefe Pereira apresentou um conjunto de diapositivos sobre o tema, bem como os dados mais relevantes que a própria polícia registou aquando das ocorrências, dos processos tratados pela polícia em termos nacionais e a envolvência que todos estes assuntos comportam desde o apoio à vítima, como o acompanhamento ao próprio agressor.

Após a intervenção registou-se ainda um período de meia dúzia de perguntas e respostas.

Evocámos assim uma data importante, pela sensibilidade do tema em debate, e pudemos testemunhar também a boa prestação da equipa da PSP da Guarda, onde se registaram até ao presente momento do ano, cerca de cinco dezenas de queixas alusivas ao tema da violência doméstica.

27-11-2019