820º Aniversário da Guarda

Dia 27 de novembro a cidade da Guarda comemorou o seu aniversário.
Dia de feriado, a evocar a outorga do seu foral em 1199, pela mão do rei Povoador: D. Sancho I.

O programa desta efeméride foi longo e contemplou atividades desportivas, inaugurações, lançamento de algumas obras e a cerimónia solene teve a presidência da Exma. Senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A sessão solene iniciou-se com o hastear da bandeira e as habituais intervenções dos Presidentes da Câmara Municipal, Carlos Chaves Monteiro, da Assembleia Municipal, Cidália Valbom e claro, da Senhora Ministra Ana Abrunhosa.

Momento alto da cerimónia evocativa foi a atribuição do galardão da cidade a um conjunto de cidadãos que se distinguiram na sua vida profissional, associativa e cívica.
Desde logo aos vários trabalhadores da Câmara que cumpriram mais de 25 anos de serviço.
Depois foi homenageado o Clube Escape Livre importante coletividade da nossa cidade e que através do desporto motorizado muito tem contribuído para dar a conhecer a nossa terra, o seu património, as nossas gentes, a gastronomia e, por outro lado, valorizar o intercâmbio de ideias, projetos para o futuro, como a Cápsula do Tempo nas imediações da Torre de Menagem.
Foram atribuídos ainda galardões a três jovens cidadãos que se têm distinguido na área da investigação clínica. Três jovens com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos oriundos da Guarda e que têm protagonizado importantes desenvolvimentos científicos na área da medicina.
Por sua vez foram ainda distinguidos o Sr. Armando Gil pela sua entrega ao associativismo nos bombeiros e no desporto, à Dra. Susana Xavier importante pediatra de várias gerações no hospital da Guarda, ao Sr. Joaquim Fernando artesão do vime de Gonçalo, ao Dr. Américo Rodrigues, importante dinamizador cultural e atualmente Diretor Geral das Artes e ao Sr. Daniel Vendeiro, cidadão e autarca de referência do nosso concelho, da Freguesia de Fernão Joanes.
A todos os nossos mais sinceros parabéns pelo seu exemplo e dedicação elevando mais longe o nome da nossa cidade.

De seguida, no próprio local, foi assinado o auto de lançamento da primeira pedra, referente à importante obra designada por Passadiços do Mondego num percurso de 11 Km entre as Freguesias de Maçaínhas e Videmonte, “saboreando” as curvas do rio Mondego.

Já em Videmonte foi inaugurado o Parque das Merendas, na Quinta da Taberna, em plena serra e com uma deslumbrante paisagem.
Esta obra foi em grande parte financiada pelo orçamento participativo no valor de 150 mil euros organizado pela Câmara Municipal.

Inauguraram-se ainda duas obras nas Freguesias de Porto da Carne e Codesseiro.

Ao final da tarde, junto ao Centro comercial “La Vie”, foi inaugurada uma escultura alusiva aos caminhantes com a designação “Caminheiro” da autoria do escultor Pedro Figueiredo, que fez todo o seu percurso de menino e adolescente na nossa freguesia.
E, após o espectáculo musical que decorreu nos claustros do Paço da Cultura, foi ligada a iluminação de Natal, como sempre bem colorida e muito agradável nos seus desenhos, preenchendo mais animação ao centro da nossa cidade.

Por fim, à noite houve a oportunidade de escutarmos a boa música do grupo musical “The Gift” na sala cheia do TMG.

Parabéns à cidade da Guarda.

28-11-2019