ANAFRE promoveu Sessão de Formação

Decorreu na sexta-feira, dia 29 de novembro, na sala de conferências da freguesia da Guarda uma sessão formativa promovida pelo pelouro de formação da ANAFRE, com o apoio da Delegação Distrital da Guarda.

A sessão formativa foi direcionada para os eleitos e funcionários das freguesias do distrito da Guarda que acorreram num número razoável: cerca de sete dezenas de participantes.

A sessão de abertura contou com a presença e intervenção do Vice-presidente da ANAFRE, Jorge Amador, do Coordenador distrital, José Rabaça, do Presidente da mesa distrital João Amaro e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

O formador da sessão foi o jurista da ANAFRE, Daniel Marques.
Os conteúdos principais abordados durante todo o dia da formação alinharam-se em redor da organização, competências e funcionamento dos dois órgãos de Freguesia: a Assembleia e a Junta de Freguesia.
A questão da descentralização de competências no quadro da Lei 50/2018 e 57/2019 foi outra grande área aflorada, bem como a temática dos recursos humanos, a sua contratação e posicionamento no quadro de pessoal das Freguesias.

Registaram-se muitas intervenções da parte dos eleitos e funcionários o que tornando mais demorada a explicação de todos os conteúdos previstos, serviu também para aclarar e esclarecer as dúvidas dos que quiseram inscrever-se nesta sessão.

De salientar que a sessão concluiu-se já após o horário previsto prolongando-se até perto das 18 horas com o seu início às 9h30.

Nas intervenções iniciais foi, por todos os intervenientes já referidos, valorizada a importância da formação, do conhecimento dos diversos enquadramentos legais e da oportuna troca de opiniões que estes momentos de encontro potenciam.
Igualmente reforçado foi o papel do poder local na consolidação da melhoria das condições de vida das comunidades, bem como na qualificação e dignificação das nossas localidades, seja pela melhoria física das terras, como pela valorização das suas especificidades e capacidade de atração de outros cidadãos.

Já em relação à ANAFRE foi reforçada a importância da associação de mais freguesias do nosso distrito para reforçar a capacidade reivindicativa.
Aludiu-se ainda ao facto de se realizar nos próximos dias 24 e 25 de janeiro de 2020, em Portimão, o XVII Congresso da ANAFRE.

A Freguesia da Guarda associou-se a esta iniciativa, cedendo as instalações; e, agradece a oportunidade porquanto foi facilitada a participação de vários funcionários e eleitos na Assembleia e Junta de Freguesia da Guarda.

29-11-2019