Projeto "Perso Par Age"

Com a colaboração da Fundação São João de Deus e da Freguesia da Guarda realizou-se na Sala de Conferências da Freguesia, em São Miguel, a apresentação dos Resultados do Projeto "Perso Par Age" pela técnica da Escola Superior de Enfermagem da Guarda, Maria Hermínia Barbosa, na tarde do dia 28 de Janeiro.

Os inquéritos dirigidos à população sénior do Interior de Portugal, desde Bragança até ao Alentejo, abrangeram dois grupos etários: + de 50 anos e + de 64 anos.
Foram inquiridas 484 pessoas na maioria  dos casos a viverem sós, tanto no meio urbano como no rural e na maioria do sexo feminino.
conclusão deste estudo verificou que os idosos querem viver na sua própria habitação, apesar das, por vezes, más condições de habitabilidade, com os apoios possíveis por parte da família, das Associações criadas para o efeito e das Autarquias.

A Junta de Freguesia considera esta, assim como todas as iniciativas de apoio à população mais idosa, da maior importância, tendo estado presente e mantendo-se disponível para colaborar.

28-01-2020