"Plástico: da utilidade ao pesadelo"

Numa organização da Associação dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda (APADG) e em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, realizou-se no dia 31 de janeiro de 2020, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, uma "Conversa" e "Sessão de Esclarecimento" sobre: PLÁSTICO: DA UTILIDADE AO PESADELO.

A presidente da APADG fez a apresentação dos oradores e seguiu-se a VISITA GUIADA à exposição "SUSPEITOS do COSTUME ", resultado de campanhas de monitorização e recolha de resíduos plásticos das praias portuguesas, quer marítimas quer fluviais, no âmbito do PROGRAMA BANDEIRA AZUL; o que, foi apresentado pela técnica operadora nacional, Catarina Gonçalves, do Programa Bandeira Azul, contando com a participação das crianças do 2º ano do 1º ciclo da Escola Básica do Espírito Santo da Guarda.

O desafio da gestão das embalagens, na transição para uma economia circular, foi apresentado por Susana Ângelo, gestora da SOCIEDADE PONTO VERDE, criada em 1996. Falou de como funciona o sistema Ponto Verde, distribuição dos Ecopontos e Recolha de Resíduos, sua reciclagem e os Aterros Sanitários. Há uma evolução positiva no tratamento dos lixos mas ainda longe da solução ideal.

"Plástico: da utilidade ao pesadelo", o tema apresentado pela Professora Paula Sobral da Universidade Nova de Lisboa e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, realçou a importância do não consumo de plásticos e vestuário com fibras sintéticas, que têm o seu destino final no mar.

A finalizar a sessão houve um debate muito participado, pelo numeroso público sénior que encheu a sala e que agradeceu os conselhos de NÃO AO CONSUMO EM EXCESSO.

A Junta de Freguesia esteve presente, considerando da maior importância a promoção de uma Economia Circular.

31-01-2020