Notícia
Desfile de Carnaval 2020
GuardaFolia é o programa anual correspondente ao festejo do tempo de Carnaval na nossa cidade.As tabernas do entrudo, um espetáculo teatro revista e os desfiles de Carnaval de crianças e adultos, completam o programa que se prolongou pelos dias 20 a 25 de fevereiro.
As Freguesias e as coletividades responsabilizam-se pela organização do desfile que decorreu na tarde de domingo, dia 23, culminando depois com um espetáculo de cariz teatral simbolizando o julgamento e enterro do galo que serve aqui para expiar todos os males acumulados.
A despedida do Carnaval e da carne e a entrada no tempo da Quaresma é assim celebrado na Guarda e em todo o mundo.
Com um tempo meteorológico de cariz primaveril as pessoas acorreram em muito grande número ao desfile enchendo as ruas e a Praça Luís de Camões até bem perto da 20h00, depois das “operações” correspondentes à saída do desfile se terem iniciado às 13h00.
A temática geral do desfile foi “À volta do galinheiro” e com este tema associaram-se ao desfile cerca de 25 Freguesias e mais meia dúzia de grupos de bombos que animaram com os figurantes a tarde de domingo.
Trata-se de uma participação que a Freguesia da Guarda faz e acede com muita satisfação mas que só é possível porque muitas pessoas se associam à organização do carro, à confeção dos figurinos e também naturalmente ao tempo necessário para conceber a ideia, que originou depois a feitura do figurinos e o tipo de adereços a colocar na viatura.
O tema do carro da nossa Freguesia e do desfile foi a “Fofonia” e contámos com a adesão de cerca de noventa pessoas.
Após a primeira reunião com as Associações que decorreu no dia 13 de janeiro, tivemos ainda mais dois momentos de reflexão para a seleção do tema e dos figurinos.
Mas a opção tomada foi como sempre um trabalho demorado, com empenho durante o dia e durante a noite, com a entrega e colaboração de vários dirigentes e sócios das Associações que mais aderiram a esta organização.
Uma palavra muito especial para a D. Helena Ravasco, que fez a letra do tema que animou o desfile, ao António que praticamente concebeu e decorou o carro com os nossos funcionários, à Prof. Susana Aguiar que teve um papel excecional na confeção dos fatos com as nossas colaboradoras e demais dirigentes e sócios das Associações aderentes que passamos a descrever:
- Centro Social e Recreativo do Bairro da Luz; Centro Cultural da Guarda; Associação Cultural e Desportiva de Alfarazes; Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira; Grupo de Cantares "A Mensagem"; Academia Egitaniense de Karaté Shotokan; Associação Karaté Shotokan da Guarda; Centro de Artes Marciais; Galugar, NDS.
Sem dúvida que mais uma edição concluída e não obstante o esforço humano e financeiro que é necessário para o concretizar, não deixa de ser importante reafirmar o maior gosto que temos em poder cooperar com este bonito cartão de visita da nossa cidade.
Um muito obrigado a todos quantos auxiliaram a esta boa organização.
Vídeo
26-02-2020
Comentários