Ordem dos Psicólogos Portugueses

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem acompanhado este enorme e complexo desafio que todos enfrentamos com a Covid-19, desenvolvendo materiais de apoio e promoção da literacia em saúde psicológica, que disponibilizou junto da ANAFRE para que fossem disseminados aos associados.

Vimos assim divulgar alguns documentos, dirigidos à população em geral e também a decisores:

- COVID-19 Comunicação de Risco para a Saúde Pública – informações e estratégias para decisores e mobilizadores sociais , em conjunto com a DGS.

- Implementação de estratégias de mitigação COVID-19 para comunidades com transmissão local

- Famílias em Isolamento durante a Pandemia Kit de Sobrevivência para Pais.

É importante combater o Estigma e a Discriminação com vídeo associado, disponível aqui.

COVID-19 Isolamento com Direitos – conter o vírus e a violência doméstica.

- Como lidar com uma situação de  Isolamento se for um cidadão sénior (ou seu familiar) , com vídeo associado, disponível aqui.

- Guia de Boas Práticas - Lidar com Isolamento.

Estes dois últimos documentos ("guia de boas práticas" e vídeo de apoio ao cidadão sénior) haviam já sido divulgados neste site da Freguesia, na "Informação" - "Que fazer em isolamento?!" onde também se encontram  outros documentos para apoiar grupos específicos da população, como sejam as crianças e os profissionais de saúde.

06-05-2020