Eco-Freguesias / Freguesia Sustentável

Numa demonstração de empenho com a sustentabilidade local, a Freguesia da Guarda decidiu participar no projeto Eco-Freguesias XXI, participação que reflete o empenho na construção de uma Freguesia mais sustentável e que permite o acesso a um conjunto de ferramentas de análise das práticas já concretizadas e que auxiliam na adoção e concretização de novas ações e no desenvolvimento de novos projetos, que envolverão toda a comunidade de forma participada.

No sentido de ir ao encontro desse empenho, no passado dia 22 de maio realizou-se, no auditório da Guarda-Gare / Sede deliberativa da Freguesia da Guarda, uma ação de sensibilização dirigida aos funcionários, com o objetivo de informar e sensibilizar os mesmos para o tema da sustentabilidade e para a adoção de práticas de sustentabilidade no local de trabalho.

A ação de sensibilização foi orientada por  Ana Filipa Martins, socióloga, atualmente a estagiar na Junta de Freguesia da Guarda, que evidenciou a relação entre sustentabilidade ambiental, económica e social, informando e sensibilizando para a adoção de comportamentos e práticas sustentáveis, salientando ainda a importância da responsabilidade individual e coletiva, na construção de uma sociedade mais sustentável.

A Junta de Freguesia da Guarda pretende assumir um compromisso claro pela promoção da sustentabilidade e esta ação de sensibilização revela-se um passo importante nesse sentido.
A par com este compromisso, a Freguesia pretende realizar diversas iniciativas com a finalidade de incrementar a sustentabilidade local promovendo ações no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes, ao mesmo tempo que se pretende valorizar os processos de cidadania participativa.

Continuaremos a dar notícias sobre este projeto...

29-05-2020