Eco-Freguesias / Freguesia Sustentável

No dia 29 de maio, decorreu no auditório da Guarda-Gare, Sede Deliberativa da Freguesia da Guarda, mais uma ação de sensibilização dirigida aos funcionários e Junta de Freguesia.

Esta ação foi a segunda dinamizada com o intuito de sensibilizar para adoção de medidas sustentáveis, considerando-se essencial iniciar essa mesma sensibilização junto dos colaboradores da Junta, dando-se um exemplo valioso à restante comunidade.

Foram abordados importantes temas como o desenvolvimento sustentável, tendo sido ainda feito um importante alerta para comportamentos e práticas sustentáveis em áreas como a mobilidade ou a gestão ambiental de energia, água e resíduos, evidenciando-se alguns exemplos.
Orientada por Ana Filipa Martins, socióloga atualmente a estagiar na Freguesia da Guarda, a ação encontra-se enquadrada num conjunto de iniciativas e projetos que se pretendem implementar ao longo dos próximos meses no sentido de promover a responsabilidade individual e coletiva, na construção de uma comunidade mais sustentável.
Pretende-se alargar este tipo de iniciativas a toda a comunidade, dinamizando-se, por exemplo, ações de educação para a sustentabilidade dirigidas às escolas e população em geral, ou implementando-se projetos que envolvam a criação de workshops, ou que promovam e eduquem a comunidade sobre a biodiversidade e geodiversidade da área natural da região da Guarda, promovendo-se ainda o desenvolvimento saudável e natural do território.

A Junta de Freguesia da Guarda está a assumir um compromisso direcionado à adoção de práticas sustentáveis, valorizando processos de educação, cidadania e participação, ao mesmo tempo que se incrementa a sustentabilidade do território.
Esse compromisso reflete-se também na participação no programa Eco-Freguesias XXI, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e que se revela um auxílio fundamental neste empenho, fornecendo indicadores e ferramentas que permitem uma importante orientação nos domínios social, económico e ambiental.

30-05-2020