"Hortas da Guarda" - reportagem da TVI

Hoje falamos e recordamos a entrevista sobre e nas "Hortas da Guarda"...

Um agradecimento especial à TVI, D. Andreia Fernandes e Sr. Paulo Pimentel, que vieram observar e mostrar um dos projetos mais acarinhados pela Junta de Freguesia. Falamos da horta comunitária que foi tema nos jornais da TVI.

Este projeto iniciou-se em 2014 com uma parceria com IEFP/Guarda e o formador Eng.º Gregório. Hoje temos 32 lotes preenchidos com outros tantos hortelãos e beneficiámos para desenvolver esta proposta, cuja adesão é muito grande, da simpatia da família Pissarra de Matos que graciosamente cederam o terreno.

Ano após ano, vai conhecendo melhorias com o contributo dos hortelãos. Este ano alterámos e reforçámos o sistema de rega, numerámos os lotes e procedemos à uma limpeza da vegetação intrusiva mais alargada.

Os hortelãos são cidadãos da Guarda com idades muito variadas. Encontramos pessoas de 30 a 85 anos, tanto do sexo masculino como, com maior predominância, do sexo feminino.

Também a eles o nosso agradecimento por aderirem continuamente a esta boa iniciativa, donde se retiram muito dos géneros alimentícios que, diariamente, auxiliam a refeições ainda mais naturais e frescas.

18-06-2020