Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

Semana da Interculturalidade 2020

Semana da Interculturalidade 2020

A Semana da Interculturalidade 2020, decorreu entre os dias 22 e 28 de junho: trata-se de uma iniciativa da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, com o objectivo de sensibilizar todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

"A interculturalidade, cada vez mais presente na nossa sociedade, exige um conhecimento mais aprofundado das várias culturas que integra. É através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com essas culturas que nos enriquecemos enquanto cidadãos. A interculturalidade passa assim pela aceitação e o respeito pelas diferenças. Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com outras culturas."

Este ano, devido às circunstâncias da pandemia pela covid-19, também o assinalar da semana não permitiu eventos presenciais.

o Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal, o Projeto "tu decides +" E7G do Núcleo Desportivo e Social da Guarda e o CLAIM da Cáritas Diocesana da Guarda, lançaram a Campanha de Sensibilização "O desafio da Diversidade" para lembrar que todos temos um papel fundamental na inclusão social dos migrantes e que a diversidade é  positiva para a sociedade.

No dia 22 de junho realizaram um Encontro Intercultural Virtual com alunos imigrantes a estudar no Instituto Politécnico da Guarda, abordando diferenças/semelhanças culturais entre os países ex-colónias e Portugal, o orgulho nos países de origem, a interação cultural como uma oportunidade para crescer enquanto sociedade, a necessidade de se respeitarem todas as culturas e a mais-valia da diversidade cultural.

User-added image


E, divulgaram um vídeo com breves Testemunhos de Imigrantes a viver na Guarda.

No Dia Nacional da Pessoa Cigana - 24 de junho - inserido na semana, foram partilhados dois vídeos, que apresentamos, da Companhia de Dança Opré, celebrando a cultura/dança cigana.

E, no último dia da Campanha, a EAPN/Guarda salientou "que, por mais que sejamos diferentes, temos todos os mesmos direitos e deveres."

User-added image

 
 

Vídeo

30-06-2020

Comentários