7º Aniversário da cápsula do tempo

Invariavelmente no dia 1 de julho, ao final da tarde, o Clube Escape Livre, promoveu o 7º aniversário da cápsula do tempo localizada próximo da Torre de Menagem, o ponto mais cimeiro da nossa cidade.

Esta cápsula tem guardados 40 textos escritos por outros tantos cidadãos reconhecidos pela sociedade e que escreveram sobre como imaginavam a Guarda em 2050. A partir do ano zero desta excelente ideia à qual foi acrescentado o relógio do tempo noutra área envolvente da Torre de Menagem.

A cerimónia, este ano todo ele muito especial até agora, decorreu com as necessárias medidas de distanciamento social e com os apetrechos correspondentes máscaras, chapéus e gel desinfetante, oferecido pelo clube Escape Livre.
A convidada especial da sessão de 2020 foi a Exma Senhora Ministra do Trabalho e da Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho e ainda a presença da Exma. Senhora Secretária de Estado da Ação Social, Dra. Rita Mendes cuja secretaria de estado está sediada na nossa cidade.
Esteve ainda o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente do IPG.
O programa incluiu, como nos anos anteriores, a plantação de uma nova árvore e a apresentação de uma chávena pelo Sr. Arquiteto António Saraiva que descreveu o que simbolizava todo o bonito pires e chávena distribuída, muito associada a este ano especial já vincado com a pandemia do COVID-19.
A intervenção principal “por conta” da Sra. Ministra constou da estratégia e das iniciativas governamentais concretizadas e agora a concretizar para ultrapassar e mitigar o que se passou e as consequências no tecido social e económico do que se passou e vai com certeza passar-se.
Registaram-se após a palestra, algumas intervenções dos presentes que acrescentaram, e ainda sobre o mesmo tema, o trabalho e a presença das autarquias locais e do trabalho dos voluntários durante todo este período sem esquecer as forças de segurança em particular e principalmente o pessoal da saúde.
Ao início da sessão usou ainda da palavra o diretor da Rádio Altitude, Rui Isidro que é também um dos parceiros principais desta excelente ideia da Cápsula do Tempo.

03-07-2020