Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

"Volta à Freguesia"

"Volta à Freguesia"

No dia 11 de julho, a Junta realizou mais uma "volta à Freguesia"...
Como usualmente, o ponto de encontro foi junto à Sede Executiva da Freguesia, iniciando então a "volta"...

O primeiro Bairro percorrido foi o das Lameirinhas, continuando pela Malmedra: verificamos com agrado os passeios que a Câmara Municipal se encontra a arranjar, ainda que constatando outras necessidades, nomeadamente de limpeza da vegetação intrusiva, que cresce continuamente, quer em caminhos públicos quer em terrenos privados!
O mesmo foi possível ver no Torrão, apesar de com agrado testemunharmos a cidadania de um residente, limpando a envolvente da sua habitação!
A caminho do centro da cidade, em ruas adjacentes à Av. Rainha D. Amélia, o mesmo cenário de passeios invadidos por vegetação, vinda de lotes particulares!
Chegados à R. Soeiro Viegas, congratulámo-nos com a previsão do início das obras, já que o levantamento topográfico foi patente durante a semana, assim como na seguinte Av. Alexandre Herculano.
Em Alfarazes quisemos também observar os terrenos onde a Freguesia plantou diversas árvores de fruto, agora envolvidas numa ceara! E, embora esteja prevista para breve a sua "ceifa", pretende-se que esta vegetação fique no terreno, no sentido de o proteger e enriquecer, proporcionando maior alimento às árvores.
Seguimos então para os Galegos, onde para além dos arruamentos paramos na obra de requalificação da "Casa do Povo": apesar da utopia da perfeição, é com agrado que presenciamos a transformação do salão, o alargamento e a criação de novos espaços, a considerável melhoria da estrutura e dos acabamentos... Aguardando com ansiedade a sua conclusão, que se perspectiva próxima, para que toda a comunidade possa então usufruir.
Daí seguimos para outra grande obra de requalificação e alargamento: Cemitério da Guarda Gare. Sabemos que os incómodos causados são consideráveis mas, também registamos que o resultado, que já começa a ser visível, é o de um espaço condigno à dolorosa circunstância da despedida dos entes queridos.

Chegado o início da tarde tivemos de parar, de modo a encontrar um restaurante em horário de funcionamento!
Durante o almoço/reunião, foi ainda possível analisar questões de funcionamento da Freguesia, como seja a organização do serviço, neste tempo de férias dos funcionários; verificar o serviço exterior mais premente, as ocorrências recebidas, a "recolha de monos"...
Também se debateram os projetos em desenvolvimento e a desenvolver, bem como a situação financeira, de controle bastante exigente, tendo em conta os compromissos assumidos perante as obras de maior vulto que se encontram a decorrer.
Concluímos assim este percurso, satisfeitos com o trabalho verificado mas também certos do muito que há a fazer!...
E, que esperamos algo vir a concretizar, até à próxima "volta"!

 

Galeria de fotos

13-07-2020

Comentários