Natal Solidário

Por esta altura do ano são bem visíveis os gestos de solidariedade concretizados pelas entidades privadas /associativas e públicas.
Destacamos aqui algumas ações em que, direta e/ou indiretamente a Junta de Freguesia prestou a sua colaboração e foi também parte integrante da iniciativa.

É já habitual neste tempo prestarmos o apoio possível a um conjunto de famílias que têm muita e/ou alguma dificuldade. Este apoio traduz-se na preparação e entrega de uma centena de cabazes natalícios.
Em 2020, e como sempre, tivemos alguns apoios que gostamos de referir, para reforçar o número de géneros alimentares incluídos em cada cabaz que é individualizado, isto é, em função do agregado familiar a quem é dirigido.
A centena de cabazes foi oferecida pela Fundação “Nova Era”, do Senhor Jean Pina e a Junta de Freguesia acrescentou mais alguns produtos e ajustou-os a cada um dos agregados familiares.
De ressalvar que a listagem realizada na Junta de Freguesia é confirmada com a relação de nomes de outras entidades para que não haja a duplicação de entrega de cabazes à mesma pessoa.
Assim durante esta semana preparam-se os cabazes e agora até ao dia 23, os cidadãos passam  nos serviços da JF e levam os seus cabazes natalícios.

Mas para além do Sr. Jean Pina, a Junta de Freguesia além do investimento que realizou teve ainda a colaboração de algumas superfícies comerciais e também a generosidade e simpatia da docente Luísa Fernandes e ainda das dirigentes da Escola de Futebol Feminina da Guarda.

Merece-nos o maior agradecimento, o gesto e a ação que testemunhámos/e recebemos destas duas entidades.
Assim a docente Luísa Fernandes com os seus colegas e alunos na disciplina de Cidadania desenvolveram na Escola Secundária Afonso de Albuquerque uma campanha de recolha de alimentos junto da comunidade escolar. O resultado deste esforço redundou numa grande quantidade de géneros alimentícios que vieram a reforçar a organização dos cabazes que vamos disponibilizar às famílias.
Ainda no âmbito do trabalho da disciplina alguns alunos estiveram connosco no período da tarde de 6ª feira a auxiliar, a ensacar os cabazes natalícios e passaram seguramente uma boa tarde com mais duas funcionárias da Freguesia.

Idêntico gesto e meritória ação foi desenvolvida pelas dinâmicas dirigentes da Escola de Futebol Feminino da Guarda, que acolheram também uma generosa quantidade de alimentos e vieram oferecê-los à Loja Social “Mão Amiga” da Freguesia da Guarda.
Sem dúvida que deixámos com muita satisfação o nosso penhorado agradecimento à docente Luísa Fernandes e às dirigentes da Escola de Futebol Feminino da Guarda, pelo bonito gesto de solidariedade manifestada e ao qual todas as famílias beneficiadas podem dizer apenas muito obrigado e venham mais iniciativas de cariz solidário.

Entretanto outra iniciativa que se tem repetido ano após ano é o contributo do Senhor Jean Pina agora integrado na ação da Fundação Nova Era.
Os funcionários da Freguesia organizaram cerca de 500 cabazes natalícios, com géneros alimentícios que o senhor Jean Pina arranjou, adquiriu e/ou recebeu de oferta. Estes cabazes são distribuídos a várias entidades/ localidades do distrito da Guarda, em Mangualde e Viseu.
Entre o descarregar, ir levantar e organizar cada um dos 500 cabazes foram bem preenchidos dois dos dias desta semana. E é com muita satisfação que vamos colaborando anualmente com este cidadão natural do nosso concelho, da Freguesia dos Meios, hoje emigrado em França mas que não esquece, e aliás como as outras duas entidades, que a vida é também associada à sua dimensão espiritual e que só assim se torna uma melhor fruição Viver a Vida.
Há felizmente boas histórias para contar e anotar.

Entretanto a outra nota que damos conhecimento foi a entrega junto do Conselhos de Administração da ULS da simpática “oferta” que as crianças dos Jardins-de Infância da Freguesia da Guarda ofereceram aos profissionais de saúde.
Em jeito de agradecimento aos profissionais de saúde pelo empenho durante a pandemia, as crianças dos jardins-de-infância da Guarda, orientados pela professora Ana Castanheira entregaram à ULS da Guarda coloridos desenhos e uma peça de cerâmica, alusivos ao Natal dos profissionais de saúde.
Esta atividade que sensibilizou a ULS da Guarda está inserida no projeto de apoio didático – pedagógico da Junta de Freguesia da Guarda, que envolve também as áreas de expressão física, musical e dramática.
O representante da Junta Freguesia da Guarda, Paulo Sanches aproveitou a ocasião para entregar também à Casa de Pessoal do Hospital Sousa Martins um contributo pelo trabalho desenvolvido.
O Conselho de Administração, representado nesta sessão pela Diretora Clínica da ULS da Guarda, Dra. Fátima Cabral agradeceu penhoradamente o gesto carinhoso das crianças, da professora e da Junta de Freguesia da Guarda.

19-12-2020