Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

II Edição do Orçamento Participativo

II Edição do Orçamento Participativo

Chegou ao fim a II Edição do Orçamento Participativo da Freguesia da Guarda.
E o grande vencedor desta edição é a Associação Clube Guarda Basket, com o projeto “Multiatividades – A saúde é uma obrigação de todos e para todos”.

O resultado final foi dado a conhecer no início da sessão ordinária da Assembleia de Freguesia do mês de dezembro que decorreu hoje, dia 29 de dezembro de 2020, na sala de conferências da sede deliberativa da Freguesia da Guarda.

Na votação que correspondeu à última etapa deste processo, que se iniciou no final de janeiro, foram registados 593 votos, dos quais se contabilizaram 170 votos nulos e 423 votos válidos, e incluímos neste número os votos via eletrónica – na sua esmagadora maioria – e também os votos presenciais nos dois balcões administrativos da Freguesia.

Uma palavra muito penhorada de agradecimento às Associações que apresentaram a sua candidatura num total de cinco propostas de trabalho, ficando para votação três propostas, porquanto as outras duas Associações consideraram não poder prosseguir no processo em consequência do ajustamento do calendário que foi necessário realizar, decorrente dos efeitos da pandemia, e que prejudicou a concretização temporal das suas propostas.
Historiando um pouco o processo, recordamos que o mesmo teve o seu início no final do mês de janeiro com a divulgação oficial do regulamento, e com o contacto com as Associações, únicas entidades com direito a apresentação de propostas, e prolongou-se depois até ao início de março – 06 de março – para a apresentação de propostas.
Finalizada a fase de apresentação de propostas sob a responsabilidade das Associações, foram acolhidas cinco propostas. Posteriormente, devido à pandemia, foi suspenso o calendário previsto inicialmente. Regressámos em setembro com um regulamento e um calendário ajustados, tendo ainda sido divulgadas as cinco propostas selecionadas.
No início de novembro foram divulgadas as três propostas que se mantiveram em concurso e que foram a votação entre os dias 06 de novembro e 18 de dezembro, podendo as mesmas ser conhecidas detalhadamente no site da Freguesia.

Todo este processo que envolveu a II Edição do Orçamento Participativo, que tem como objetivo a promoção da participação cívica e democrática, bem como o incentivo à apresentação de ideias e projetos considerados prioritários, veio culminar no dia 29 de dezembro com o anúncio dos resultados na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia e com a presente divulgação do vencedor.

 

Galeria de fotos

29-12-2021

Comentários